VARIEDADES
No 5º Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha, empreendedorismo feminino impulsiona mudanças no Brasil
   
Painelistas discutiram os desafios e as oportunidades para mulheres no mundo dos negócios

Por Mariana Schumann
04/12/2024 15h08

Consolidado mais uma vez como um importante espaço de reflexão, aprendizado e fortalecimento do empreendedorismo feminino, o Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG) reuniu, em sua quinta edição realizada em Gramado/RS no último dia 28 de novembro, personalidades transformadoras do estado e do país. Com o tema "Conectando Talentos e Inspirando o Protagonismo Feminino", contou com a presença de quase 35 painelistas que compartilharam suas histórias de superação e aprendizados valiosos. Esta edição teve como principal objetivo inspirar, conectar e capacitar mulheres que buscam se destacar como empreendedoras e líderes.

A programação teve painéis enriquecedores e um valioso momento de networking, proporcionando um ambiente acolhedor e repleto de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional.

Tânia Cruz Costa, fundadora e presidente do FMEG, destacou a importância do movimento, criado para promover um ambiente inclusivo e oferecer novas oportunidades para mulheres de todas as idades e áreas de atuação. "Em um ano desafiador como o de 2024, com os impactos das cheias de maio afetando diretamente muitos negócios, nosso objetivo foi ajudar as empreendedoras em todas as etapas do processo, oferecendo capacitação, recursos e acolhimento", afirmou Tânia. A realização do evento em novembro, mês dedicado ao empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, reforçou ainda mais o fortalecimento de um movimento que visa apoiar e impulsionar as mulheres nos negócios.

Durante o evento, Mariana Melara Reis, procuradora do Município, representando o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, compartilhou suas reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. Ela falou sobre a grande tragédia climática que afetou o Rio Grande do Sul e destacou o papel das mulheres no enfrentamento da crise. "Nós, mulheres empreendedoras, enfrentamos inúmeros desafios, pois a política também é uma forma de empreendedorismo", disse Mariana. "Este ano foi

particularmente difícil, com as cheias de maio e os deslizamentos de terra, que deixaram duas mil pessoas desabrigadas em Gramado. O prefeito Nestor Tissot criou um gabinete de crise, e eu, junto com a secretária Cristiane Bandeira, coordenei essa ação. Isso é um exemplo claro de protagonismo feminino em tempos de crise", refletiu. Mariana também abordou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no ambiente profissional, utilizando a metáfora de uma corrida, onde as mulheres enfrentam obstáculos como a família e as responsabilidades domésticas, enquanto os homens têm uma linha reta à frente. "Mesmo com todas essas barreiras, conseguimos empreender, vencer e abrir portas para outras mulheres", afirmou. Ela também destacou a importância do movimento internacional dos 21 dias de ativismo contra a violência de gênero e a necessidade de fortalecer a presença feminina na política. "Em 2022, tivemos um avanço ao eleger 18% de mulheres para a Assembleia Legislativa, e em 2024, elegemos 18% das vereadoras no Brasil, mas ainda temos que lutar pela paridade de gênero", ressaltou.

 

INCENTIVOS PARA ELAS

Em coro a essas colocações, Izabel Matte, secretária de Obras Públicas do RS e representante do Governo do Estado, também esteve presente e reforçou a ideia de que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito. "Existem espaços importantes que precisamos ocupar e ainda temos que mostrar o valor da mulher, seu posicionamento e a necessidade de sua evolução e crescimento", destacou Izabel. Ela enfatizou a importância de políticas públicas que garantam o direito das mulheres de ter controle sobre suas próprias vidas, decidindo onde querem estar e o que querem fazer. "Uma mulher empreendedora torna a sociedade mais forte e mais evoluída", disse Izabel, reforçando o poder transformador do empreendedorismo feminino.

Outro momento de destaque da programação foi a homenagem especial à palestrante Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR, que recebeu um Troféu de Cristal Personalizado pela fundadora da Cristais de Gramado, Irane Land, em reconhecimento ao seu trabalho incansável em apoiar o Rio Grande do Sul. A Cristais de Gramado, conhecida como a melhor fábrica de cristal murano do Brasil e uma das principais atrações turísticas da Serra Gaúcha, presenteou também as painelistas com o pingente Coração Gaúcho. Parte das vendas dessas peças foi destinada a ações de recuperação do estado. Tatiana expressou sua gratidão pela homenagem e ressaltou a importância do movimento União BR. "É uma honra, um privilégio estar aqui no fórum, que acompanho desde o início. Fazer parte deste apoio ao Rio Grande do Sul, tanto na parte assistencial quanto na reconstrução, é muito importante para o Movimento União BR.

Juntos, com a união de forças entre poder público, iniciativa privada e organizações locais, conseguimos transformar e salvar vidas", afirmou Tatiana, destacando que o estado pode continuar contando com o movimento e com a colaboração de toda a população.

 

CIRCUITO DE PALESTRAS

O 5º FMEG contou com um circuito de palestras enriquecedoras que abordaram os principais desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino, com o objetivo de fortalecer o protagonismo das mulheres nos negócios. O evento trouxe importantes contribuições de especialistas e líderes do setor.

A Comandante Nádia, uma das palestrantes, destacou o potencial das mulheres para se reinventarem, especialmente após os desafios impostos pela pandemia. "Eu diria que as mulheres têm um potencial enorme de se reinventar. Depois da pandemia, nós vimos que os primeiros empresários que abriram ou reabriram ou criaram outros negócios foram as mulheres. Potencial temos de sobra. Mas como empresários, mulheres e homens, precisamos de uma tributação mais leve, mais incentivo financeiro para que novas empresas abram e que possam pagar seus tributos e impostos, mas que também tenham retorno positivo para esses empresários", destacou. Nádia também parabenizou a dinâmica do evento, ressaltando a importância do ambiente colaborativo: "Esse co-working em que todo mundo se divide, compartilha o que deu certo e o que deu errado, possibilita que consigamos juntos caminhar sempre em frente", pontuou.

Giselle Ferreira, secretária do Estado da Mulher do Distrito Federal, trouxe à tona a relevância da autonomia financeira para as mulheres e o impacto do Empreendedorismo feminino no Brasil. "Estar aqui conectando mulheres de todo o Brasil, um país de proporções continentais, é muito importante. Entendemos que ainda vivemos em um mundo machista e misógino, e a gente só vai fazer com que isso mude quando nós mulheres formos empreendedoras, tivermos nossa autonomia econômica, nossa autonomia financeira", afirmou. Ela também destacou o sucesso de Brasília, que passou a figurar entre os melhores lugares para empreender no país. "Os dados mostram que em Brasília saímos da colocação de 17º para o 4º melhor local para se empreender, e as mulheres têm muita participação nisso. Inclusive, fomos o primeiro estado a criar uma rede de proteção ao empreendedorismo feminino, porque acreditamos que o empreendedorismo feminino é um caminho para que tenhamos um país melhor", salientou.

Cristina Mioranza, presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS), também destacou a representatividade feminina durante sua apresentação, trazendo o importante papel da entidade para a comunidade gaúcha e também os cidadãos italianos no estado e no país. "É um orgulho estar aqui e trazer um pouco de nosso trabalho, que transforma e melhora a vida de tantas pessoas no Rio Grande do Sul. Foi através dos imigrantes italianos, que não mediram esforços quando se instalaram aqui no local, que a região começou a prosperar, e, para isso, foi fundamental a atuação das mulheres nos trabalhos domésticos, familiares e também braçais. Essa casa onde está acontecendo o FMEG 2024 foi onde minha bisavó nasceu, então o evento se torna mais especial ainda para mim", comentou.

Essas falas, junto às experiências compartilhadas por outras painelistas, foram fundamentais para destacar os desafios e a importância de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo feminino, proporcionando um ambiente mais igualitário para as mulheres no Brasil.

O FMEG 2024 se consolidou como um espaço vital para o crescimento pessoal e profissional, promovendo o fortalecimento da liderança feminina.

Correspondente Mariana Schumann - Relações Públicas, da Região das Hortênsias

Fonte: Exata Comunicação

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu