ESTRELA
Cacis tem primeiro encontro com futura prefeita de Estrela e vice
   
Diretoria da Cacis recebeu a prefeita eleita Carine Schwingel e o vice Márcio Mallmann para café da manhã informal

Por Rodrigo Angeli
16/12/2024 14h18

A agenda da semana da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) começou com a tradicional reunião da diretoria. Mas a desta segunda-feira (16), em especial, contou com o reforço da prefeita eleita de Estrela, Carine Schwingel, e do vice Márcio Mallmann. Os futuros gestores do município, que estão em fase de transição administrativa e estruturação de equipe de governo, foram convidados para um café da manhã informal na sede da entidade. Na ocasião, foram apresentadas as principais ações realizadas ao longo do ano e um planejamento estratégico para 2025, sendo que as partes são parceiras em diversas frentes, tanto na organização como em parcerias paralelas.

O encontro, comandado pelo presidente da Cacis, Claus Wallauer, e o diretor executivo Paulo Ricardo Finck, contou também com a presença de vice-presidentes e representantes das oito pastas da entidade. A reunião foi um primeiro momento com os futuros gestores visando um entendimento inicial focado na mútua colaboração. Ações realizadas ao longo de 2024 pela Cacis nas mais diversas áreas, sendo que muitas contam com o apoio ou realização de ambas as partes, como campanhas de comércio, eventos culturais e ações sociais, foi detalhado. Neste sentido, uma projeção inicial também das intenções para com o próximo ano e gestão já foi trazido ao conhecimento da prefeita e do vice. Planos, sugestões, ideias e questões pontuais em torno destes temas acabaram trazidos à mesa de discussão por ambos os lados. "As dificuldades também provocam mudanças, abrem portas, trazem oportunidades. Temos que, em conjunto, com um diálogo sempre aberto, franco, disposto a ouvir e rever o que não está certo, tirar proveito deste contexto", avalia Claus Wallauer.

 Parcerias

Carine, que aproveitou a oportunidade para apresentar algumas mudanças e planos que pretende implementar nas estratégias de governo, ressalta a importância das parcerias público-privadas no desenvolvimento econômico, o que considera um pilar de sua estrutura. "E não somente neste ponto, mas de forma especial, a Cacis tem papel fundamental. É um elo das diversas frentes que ela representa junto a nós enquanto governo", avalia. "A necessidade da cooperação é imensa, e isso vimos nestes períodos de enchentes", completa ela, ao frisar o engajamento de diversos setores e voluntários durante a tragédia de maio, o que minimizou muito os impactos, que poderiam ter sido ainda maiores

Márcio Mallmann aproveitou para dar um exemplo deste envolvimento. "Historicamente a Cacis é uma entidade mais ligada ao comércio, mas quem é do setor agropecuário sabe o quanto a Cacis fez, foi importante e ainda será por tempo reconhecida por suas ações no auxílio ao nosso interior durante a enchente e em outros momentos. A Cacis tem muito o que crescer, e quem estiver ao lado dela também. E nós como governo estaremos juntos neste processo." Paulo Ricardo Finck emendou. "E diversas ações realizadas pela Cacis, nos mais diversos segmentos, buscaram esse envolvimento, engajamento da sociedade, e com sucesso." 

Intenções comuns 

Ainda, assuntos como Multifeira, Natal, programações culturais e outros foram pautados. Carine, em um dos momentos de explanação, pediu à entidade e à comunidade. "A gente não pode esquecer a cidade que já existe. Outra coisa é que não podemos olhar para o rio como um vilão. O rio já estava aqui antes de nós. Temos que entendê-lo, compreender a viver em torno dele e tirar proveito do que ele tem a nos oferecer", pontua. O presidente Claus Wallauer complementou. "Fazer julgamentos é fácil, o que mais se faz, ainda mais prévios. Qualquer ação, antes mesmo dos resultados, é julgada, principalmente e ainda mais por quem não está literalmente com a mão na massa, na linha de frente. Mas quanto a isso, mesmo como voluntários como somos na Cacis, nos propomos a seguir empreendendo, aprendendo, pois pretendemos como entidade e cidade, crescer. E visando o sucesso nestes nossos objetivos, que bom percebemos, após este primeiro encontro, que o nosso desejo, a intenção da convergência de união dos esforços, de parceria, é dividida por parte da futura gestão."                      

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu