GERAL
Nova Petrópolis inaugura estação meteorológica na localidade de Nove Colônias
   
Equipamento tem como objetivo disponibilizar dados climáticos para amparar agricultores e entidades

Por Mariana Schumann e Jordana Kiekow
14/05/2025 15h59

Na sexta-feira, 9 de maio, o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, participou da inauguração da estação meteorológica, no Sítio do Riacho, situado na localidade de Nove Colônias. A estação tem como objetivo coletar e disponibilizar dados de fatores climáticos que, tanto no dia a dia da produção, quanto em eventos extremos, podem amparar a tomada de decisões dos agricultores. Além disso, em eventuais situações de crise, entidades como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros poderão se apoiar nas informações para tomar decisões relacionadas a alertas e evacuações com mais segurança.

O equipamento, que será mantido pela Prefeitura de Nova Petrópolis, foi instalado pela Elysios Agricultura Inteligente, agrotech de soluções para inteligência agrícola. O projeto de implementação foi realizado de forma cooperativa, entre a Sicredi Pioneira; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER); o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café; o Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP); e a Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Defesa Civil.

As informações climáticas podem ser acessadas gratuitamente por todos os associados da Sicredi Pioneira, por meio do aplicativo Demetra. O acesso é liberado para os associados que fizerem contato com a Elysios via WhatsApp, pelo número (54) 99909-1363.

Confira como os dados disponibilizados pelas estações meteorológicas beneficiarão os agricultores e as entidades de diversas formas:

Prevenção - eventos climáticos extremos serão antecedidos por meio de alertas inteligentes de pressão atmosférica e pluviometria.

Economia - a melhora nas tomadas de decisões para manejo das lavouras poderá gerar uma economia de até 40% em insumos, até 50% em custos de irrigação e até salvar colheitas de produtos sensíveis, como frutas e verduras.

Qualidade - munidos de informações úteis para prevenir doenças, ter mais segurança nas pulverizações e realizar colheitas nos momentos apropriados, agricultores podem esperar uma melhoria na qualidade da produção.

Segurança - os dados poderão ser utilizados para comprovar sinistros em casos de eventos extremos, possibilitando o acionamento de seguros e ações de apoio público.

Histórico de dados - com o tempo, as informações sobre os microclimas das cidades poderão embasar análises dos produtores, técnicos e pesquisadores acadêmicos.

Comunicação em massa - o conhecimento gerado pelas estações poderá chegar a quem mais precisa, através de meios de comunicação (rádios e jornais) ou compartilhamento de dados em sites.

De acordo com o diretor de Negócios Agro da Sicredi Pioneira, Bruno Fochezzato, a estação meteorológica instalada demonstra o interesse das organizações de diferentes setores em apoiar o setor agrícola no Estado, buscando democratizar o acesso a informações através de uma ferramenta que pode otimizar os manejos agrícolas e prevenir perdas de safras.

"Além de amparar os agricultores, a iniciativa ainda fortalece a capacidade de atuação de órgãos públicos, como a Defesa Civil, contribuindo para a segurança e o desenvolvimento das comunidades envolvidas", afirma Fochezzato.

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, destacou que a instalação da estação meteorológica representa um avanço significativo para o Município, não apenas na área da agricultura, mas também na gestão de riscos e no planejamento estratégico da cidade.

"Estamos promovendo um salto na forma como lidamos com os desafios impostos pelo clima. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, com o bem-estar dos nossos agricultores e com a segurança de toda a população. Essa parceria entre entidades é um exemplo de como diferentes setores podem se unir em prol de um objetivo comum: fortalecer a agricultura familiar, que é a base da nossa economia local", afirmou o prefeito.

Conforme a secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino, Nova Petrópolis conta, também, com mais duas estações meteorológicas, uma na Linha Brasil Fundos e outra na Linha Temerária.

"Essas estruturas desempenham um papel fundamental no monitoramento climático da região, permitindo a coleta de dados precisos sobre temperatura, umidade, precipitação e outras variáveis atmosféricas. Com dados confiáveis em tempo real, conseguimos atuar de forma mais assertiva na agricultura, especialmente em períodos de estiagem ou excesso de chuvas", ressalta Denise.

Com as estações em pleno funcionamento, Nova Petrópolis passa a integrar uma rede de Municípios que investem em tecnologia e inovação para impulsionar o campo, proteger vidas e promover o desenvolvimento sustentável.

Também participaram da inauguração da estação meteorológica o secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cláudio Ricardo Boff; o diretor da Defesa Civil de Nova Petrópolis, Lucas Gustavo Attmann; a coordenadora do CETANP, Ana Cristina Gottschalk, que também representou a EMATER; a representante da Elysios Agricultura Inteligente, Carolina Zambrano Bonotto; o diretor da Escola Bom Pastor, Adriano Fiorini; e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Lucas Hillebrand e Leonardo Schneider.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu