GERAL
Marques de Souza reforça cuidados com segurança alimentar e alerta para riscos com cheias
   
Administração Municipal orienta sobre o consumo de alimentos inspecionados e mobiliza a Defesa Civil diante do risco de alagamentos

Por Giovane Weber
17/06/2025 16h46

A Prefeitura de Marques de Souza reforça duas importantes orientações à comunidade: a necessidade de consumir alimentos inspecionados, como medida de saúde pública, e o alerta para possíveis alagamentos em função das chuvas intensas que atingem a região.

Segurança alimentar é compromisso com a saúde

De acordo com a médica veterinária Simone Reichert Dadal, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), escolher produtos fiscalizados é um ato de responsabilidade com a própria saúde e a de toda a comunidade.

Carnes, laticínios e embutidos que passam pela fiscalização do SIM seguem normas rigorosas para garantir que estejam livres de contaminantes como Salmonella e Escherichia coli, além de resíduos químicos ou fraudes, como o uso de substâncias impróprias ou rótulos enganosos.

“Para identificá-los, é fundamental observar a presença do selo de inspeção no rótulo, sinal de que o alimento foi submetido aos devidos controles de qualidade”, destaca Simone.

O secretário de Agricultura, Rubens Heineck, reconhece o trabalho da médica veterinária como essencial. “Sua dedicação garante uma fiscalização eficiente, protegendo diretamente a saúde da nossa população”, afirma.


Defesa Civil emite alerta para risco de alagamentos

Com o aumento do nível do Rio Forqueta e dos arroios da região, a Defesa Civil de Marques de Souza está em alerta. Segundo o coordenador Ricardo Kich, o momento exige atenção redobrada, principalmente por parte de moradores de áreas de risco.

“Estamos monitorando a situação em tempo real e mobilizados para prestar apoio. Evite deslocamentos desnecessários e fique pronto para evacuar, se necessário”, orienta.

O prefeito Fábio Mertz e o vice-prefeito Lairton Heineck pedem que a comunidade siga rigorosamente as orientações das equipes de emergência. “Mais uma vez enfrentamos um desafio climático. Contamos com a responsabilidade e união de todos para proteger vidas.”


Recomendações da Defesa Civil:

  • Evite transitar por áreas alagadas

  • Mantenha distância de pontes e encostas

  • Desligue aparelhos elétricos em áreas com risco de inundação

  • Proteja documentos e itens essenciais

  • Tenha um plano de evacuação definido


Contatos de emergência:

  • Defesa Civil – Ricardo: (51) 9.9911-2399

  • Obras – Fábio Busch: (51) 9.9242-4669

  • Defesa Civil – Airton Lamm: (51) 9.9625-8663

  • Assistência Social: (51) 9.9626-5334

A Administração Municipal segue atenta aos desdobramentos da situação climática e reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar da população.

Atendimento suspenso nos dias 19 e 20

A Administração Municipal informa que, em virtude do feriado de Corpus Christi no dia 19 (quinta-feira) e do ponto facultativo no dia 20 (sexta-feira), não haverá expediente nas repartições públicas municipais.

A medida está amparada pelo Decreto nº 2441, de 12 de junho de 2025. O atendimento ao público será retomado normalmente na segunda-feira, dia 23, a partir das 7h30. Em casos de urgência e emergência, os moradores devem se dirigir diretamente à Associação Hospitalar Marques de Souza.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu