VARIEDADES
Projeto vai transformar histórias reais dos presídios de Lajeado em música 
   
Endireitando nos Presídios já finalizou a captação dos relatos que serão analisados para dar vida a 15 composições musicais

Por Camila Merlo
08/09/2025 17h35

 

Um projeto inédito no Vale do Taquari capta relatos de vida de detentos do regime fechado dos presídios de Lajeado para usar como base na composição de canções.

“Endireitando nos Presídios”, idealizado pelo músico, compositor e bacharel em Direito, Conrado Vier Schwambach, busca conectar as histórias pessoais dos presos aos artigos da lei que os condenaram, convertendo depoimentos em música e reflexão.

Em 23 de agosto foi encerrada a primeira fase de execução com a captação das histórias de 15 detentas do Presídio Estadual Feminino Miguel Alcides Feldens e outros 15 do Presídio Estadual Masculino. Segundo o idealizador do projeto, a proposta vai além da produção musical: “Cada letra será construída a partir de uma história real, conectando vida, lei e música. É uma chance de diálogo e de mostrar que todos têm algo a expressar”, comenta Conrado.

A iniciativa prevê a criação e gravação de 15 músicas inéditas que serão disponibilizadas em plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Apple Music e YouTube. Além disso, os presídios receberão apresentações exclusivas com as canções criadas em um formato interativo que inclui “batalhas de rap” entre os próprios apenados.

Para viabilizar a participação ativa dos internos, serão realizadas oficinas de técnica vocal após a coleta dos depoimentos, abertas prioritariamente aos que compartilharam suas histórias. Nessas oficinas, os participantes terão apoio para ensaiar suas rimas e canções, fortalecendo a dimensão educativa e criativa do projeto.

As apresentações contarão com registro audiovisual completo. Coordenador das captações, o músico e produtor Gustavo Ghisleni comenta as ações do projeto: “A parte audiovisual que estamos registrando nesta fase servirá tanto como documentação cultural, quanto ferramenta de divulgação. Parte das gravações será incorporada às versões finais das músicas, reforçando o caráter colaborativo e autêntico da produção”, explica.

Endireitando nos Presídios é uma realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução, com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e do Pró-Cultura - Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu