GERAL
PROJETO FELIZ IDADE Tarefa de gincana reaproxima idosos da produção rural
   
Lançada em abril deste ano, a 1ª Gincana da Feliz Idade, dos grupos de idosos assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Estrela, aproxima idosos da produção rural.

Por Rodrigo Nascimento
04/11/2025 16h04

Lançada em abril deste ano, a 1ª Gincana da Feliz Idade, dos grupos de idosos assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, aproxima idosos da produção rural. Uma das tarefas de disputa que se encerra em dezembro próximo era executar uma horta comunitária com o objetivo de promover o manejo e a solidariedade entre os participantes. Já são 23 horas que ajudam na colheita que beneficia famílias carentes do município. 
Dona Antoninha Schneider, de 76 anos, comprova que existe vida após a cirurgia de quadril. Segundo ela, por meio do projeto Feliz Idade, ela redescobriu a capacidade de plantar e colher em sua propriedade, em Novo Paraíso. Em um pequeno espaço de terra, acompanhada dos colegas do grupo de idosos, ela cultivou repolho, alface, couve-flor, beterraba, tomate e cenouras. “Com este incentivo que tivemos, por meio do grupo e da coordenação, voltei a esta atividade. Jamais imaginei que, depois da minha cirurgia poderia fazer isso”, compartilha.
O trabalho na terra em Novo Paraíso iniciou com três pessoas. Logo em seguida, os demais membros do grupo de idosos uniram-se à tarefa, avaliada pelo chefe do escritório de Estrela da Emater-RS/Ascar, Álvaro Trierweiler. “Critérios como diversidade e o estado sanitário das plantas são importante. Mas, no caso dos grupos, o mais importante é o desenvolvimento do cultivo e o retorno para a prática rural”, ressalta. 
Para a secretária-adjunta do Desenvolvimento Social e Cidadania, Rosângela Wülfing, os principais objetivos com a atividade são verbos de conjugação coletiva: plantar; colher; compartilhar. “Além de se integrarem no projeto, cada um dos 23 grupos doa os alimentos colhidos para instituições e entidades como a Vovolândia e o Lar de Idosos São Marcos, que já se beneficiaram com o repasse dos alimentos”, destaca. 


Tarefas para um ano todo

A 1ª Gincana da Feliz Idade teve início em maio, durante a MaiFest de Estrela, quando os grupos participaram dos tradicionais jogos germânicos. A segunda etapa ocorreu junto aos festejos juninos, quando os Grupos da Feliz Idade criaram os pratos e decoração para festa junina. Em comemoração do Dia do Idoso, em outubro, os participantes criaram números de dança, teatro e apresentações artísticas para a celebração. Com a quarta tarefa vencida, a horta comunitária, a quinta e última prova entra em desenvolvimento. “Eles estão montando pinheiros com materiais reciclados, com restos de lã ou garrafas PET. Estas decorações serão instaladas na Praça Henrique Roolaart, próximo a Feira do Produtor”, diz a coordenadora dos grupos da Feliz Idade, Alessandra Danielle de Almeida. 

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu