|
GERAL |
|
SUSTENTABILIDADE E FUTURO Estrela leva exemplo de gestão ambiental ao Granpal Summit, em Porto Alegre |
| Participação da prefeita Carine Schwingel reforça a posição do município como referência nacional em reconstrução sustentável e inovação na gestão pública |
O Município de Estrela participará, nesta sexta-feira, 12, do Granpal Summit, encontro promovido pelo Consórcio Metropolitano da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) que se consolidou como o principal espaço de gestão pública, inovação e desenvolvimento regional do Estado. Realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, o evento reúne prefeitos, secretários, especialistas, investidores e lideranças empresariais para debater soluções colaborativas para o futuro das cidades.
Em dois painéis, a prefeita Carine Schwingel apresentará o novo posicionamento institucional de Estrela, marcado pela adoção de princípios de sustentabilidade, Soluções Baseadas na Natureza e práticas alinhadas ao conceito contemporâneo de ESG. A prefeita destaca que o Summit oferece um ambiente privilegiado para trocas qualificadas entre gestores que enfrentam desafios semelhantes. “O encontro já nasce com foco real na gestão pública, permitindo observar modelos que funcionam em outros municípios e podem ser adaptados com inteligência”, ressalta. A chefe do Executivo estrelense afirma que participar desses espaços é uma oportunidade de encontrar soluções eficazes, reforçar redes de cooperação e ampliar a capacidade de inovação da administração municipal.
O exemplo da gestão ambiental de Estrela será evidenciado nos dois momentos em que a prefeita integra a programação. No painel Cidades que se reinventam Gestão Fiscal, Educação e Liderança Pública, Carine Schwingel dividirá a mesa com a prefeita de Eldorado do Sul, Juliana Carvalho. No Fórum de Meio Ambiente, apresentará o case Conceito de Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) na reconstrução, mostrando como Estrela transformou a dor da enchente em um ponto de virada para projetar um futuro mais seguro e resiliente. “Só acessa recursos quem possui projetos e , por isso, nos reorganizamos com as prioridades, contratando equipes técnicas e estruturando propostas robustas que hoje nos abrem portas.”
A prefeita reforça que a mudança de padrão urbanístico ocorreu quando Estrela compreendeu que drenagem, arborização, infraestrutura verde e soluções naturais não são elementos estéticos, mas estruturantes. “Essa diretriz passou a orientar todos os projetos de reconstrução, gerando um portfólio de iniciativas que redesenham o território, fortalece a proteção ambiental, cria novos polos de desenvolvimento e amplia a capacidade de resposta às mudanças climáticas”, explica. A apresentação destas soluções no Granpal Summit também reforça o novo papel do município no debate nacional sobre cidades resilientes.
Sobre o evento
O evento reúne o setor público, a iniciativa privada e redes de inovação e destaca-se por promover integração e parcerias capazes de impulsionar transformações regionais. A presença de Estrela reforça o movimento de reconstrução estruturada, com visão de longo prazo, planejamento técnico e uma agenda consistente de sustentabilidade e desenvolvimento.
O município se coloca como referência para outras cidades que buscam modernizar sua gestão e alinhar crescimento econômico, qualidade de vida e responsabilidade ambiental.
Projetos que serão apresentados
* Parque Linear, com 86 hectares permeáveis, 16,2 hectares arborizados e forte redução de riscos climáticos;
* Projeto Verde Urbano, com jardins de chuva, biovaletas e ações integradas de drenagem nos bairros Centro, Princesa do Vale e Moinhos;
* Caminhos do Rio, com área permeável ampliada, estruturas drenantes replicadas em 45 cruzamentos e plantio de espécies nativas;
* Parque de Aventuras no Porto de Estrela, unindo lazer, resiliência e valorização ambiental;
* Requalificação da Escadaria Zig-Zag, preservando história e adaptando o espaço ao clima;
* Parque da Lagoa, com recuperação ecológica, biomantas e 1,5 mil mudas nativas;
* Praça Luís Inácio Müssnich, transformada em área segura, acessível e voltada à convivência comunitária.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |





