GERAL
Reconstrói Estrela: Cacis formaliza repasse de R$ 639 mil para governo municipal e valoriza união de forças
   
A associação estrelense oficializou a doação de valor para a compra de área visando a construção de moradias por parte do executivo municipal e homenageou aqueles que se empenharam ou doaram ao projeto

Por Rodrigo Angeli
19/12/2025 15h15

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (19), a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) formalizou, através do Programa Reconstrói, o repasse ao governo municipal do valor de R$ 639.701,33, destinada a compra de área para a viabilização da construção de moradias, vítimas das enchentes. Área já adquirida pelo governo municipal, e que após os trâmites burocráticos poderá agora ser saldada, dando prosseguimento ao projeto.  

O Programa Reconstrói Estrela foi criado em 2024, através da Associação Reconstrói, após as enchentes do ano, justamente com o propósito voluntariado de auxílio às vítimas das tragédias climáticas. A ação para a viabilização da compra da área foi apenas uma das etapas do programa que teve outras realizações. Uma homenagem a doadores e voluntários da iniciativa, seguida de almoço de confraternização, também ocorreram na agenda do dia, com especial atenção dada à presença do ex-prefeito de Estrela, Günther Ricardo Wagner, também homenageado.

 O ato realizado na sede da entidade contou com a presença de autoridades públicas, empresariais e sociais, entre elas a prefeita Carine Schwingel e o vice Márcio Mallmann, o presidente da Cacis, Claus Humberto Wallauer, assim como o futuro comandante da associação já eleito, Rodrigo Tomasi, membros da diretoria, além de representantes de entidades representativas do município. A assinatura do repasse oficial representa mais um passo decisivo para viabilizar os novos projetos habitacionais e reforça o papel decisivo da articulação comunitária.

Mais uma etapa concluída

 A assinatura do repasse oficial é mais um passo decisivo para viabilizar os novos projetos habitacionais e reforça o papel decisivo da articulação comunitária. Os valores angariados ocorreram a partir da mobilização conjunta de empresas, voluntários e apoiadores, em resposta organizada da sociedade local, através do Reconstrói. E a ação não foi a única. Outras iniciativas paralelas ocorreram, também com grande significado prático, mas que igualmente exigiram mobilizações extras e apoio da iniciativa privada e social.

Entre estas o “Adote uma Empresa”, que fomentou a reforma de uma loja da cidade atingida pela enchente; a doação de casas do projeto Pórtico; o projeto Retomada Agro, gestão financeira gratuita por parte da Cacis que proporcionou a recuperação do solo na comunidade de Arroio do Ouro; e ainda a mobilização para recuperação da Feira do Produtor Rural de Estrela, outro espaço da cidade fortemente castigado pela força das águas.   

 

Exemplo de união

Para os que se manifestaram na manhã, o processo reforça a cooperação entre a iniciativa privada, a administração municipal e a sociedade civil, modelo que tem sido apontado como fundamental para acelerar soluções em cenários de calamidade. O presidente da Cacis, Claus Wallauer, reforçou isso durante a apresentação das etapas. “Nada se faz sozinho. E temos no Reconstrói um exemplo de como a união de forças é positiva quando há o engajamento de todas as partes.” O empresário Nilto Scapin, um dos idealizadores do programa, reafirmou. “Temos que agradecer todos aqueles que acreditaram neste projeto, em parte graças à credibilidade dos envolvidos”. A prefeita Carine Schwingel, após a assinatura do repasse, enfatizou o empenho e a colaboração. “Só temos que agradecer. São muitos os obstáculos, as burocracias, os que torcem contra, mas são exemplos como o do Reconstrói que nos dão força para seguirmos fortes no objetivo de construirmos um presente e um amanhã mais próspero para todos.”

Homenageados

Parte deste reconhecimento se deu com a entrega de troféus, com o nome do programa a pessoas, empresas e entidades que foram fundamentais neste engajamento. Foram homenageados: Rita Campos Daudt; Ricardo Dahmer; Augusto Dahmer; Cedenir Müller; Paulo Roberto Prancur; Gilberto Moacir da Silva; Eduardo Oliveira; Nilto Scapin; Quiero Café; Clube de Tênis Imbituva; Dinna; Rhodoss; Launer Química; Univale; Rota Gráfica; RM Distribuidora Pneus; Icilla; Sicredi; Rotary Club de Estrela; Lions Clube de Estrela; Emater Ascar Estrela; STR Estrela; Agência Falara; Programa Retomada Agro; Pórtico Estruturas Pré-Fabricadas e Colégio Santo Antônio.  

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu