COLUNISTA
DÍVIDA ESQUECIDA
   
Já recebeu alguma mensagem ou ligação cobrando uma dívida que você nem lembrava que existia? Cuidado. Pode ser um golpe

Por Luciana E. M. Barella
10/09/2020 16h19

Algumas vezes no mês, recebo mensagens dizendo que meu CPF será negativado em x dias se não entrar em contato imediatamente pelo telefone 0800 para acertar o débito.

Assim como você, sou boa pagadora e dificilmente esqueço contas vencidas. Mas esse tipo de mensagem é uma das milhares que todos os dias são enviadas para quem está em atraso com suas contas ou também para quem não está, mas acaba ficando em dúvida.

Ao não saber do que se trata (pois nunca tem a identificação de quem realmente mandou o aviso), as pessoas ligam no número fornecido, e quem atende diz se tratar de uma empresa de recuperação de crédito.

Empresas de recuperação de crédito fazem exatamente isso: compram dívidas atrasadas dos bancos/financeiras e cobram os devedores concedendo bons descontos.

Mas há aqueles que só querem dar um golpe em quem é menos informado, e é com esses que temos que ter cuidado, pois ao retornar a ligação no número informado, o atendente da suposta recuperadora de crédito informa sobre uma dívida de um contrato com a financeira tal que nunca foi pago. Muitas vezes a pessoa até teve algum relacionamento com a empresa mencionada, mas não se lembra de ter deixado nenhum débito em aberto.

E é neste momento que vem o golpe. O atendente faz um terror psicológico tão grande, dizendo que a dívida está em um valor absurdamente alto, mas que o desconto oferecido é muito vantajoso e que se não aceitar a proposta naquele momento, a dívida será cobrada na justiça pelo valor integral. Por vezes o tal atendente chega até a ser mal educado, e a pessoa acaba se intimidando e “aceita” a proposta apresentada.

Com isso é emitido um boleto, de uma dívida que nem sequer sabia se era devida (e muitas vezes nem era mesmo) e se a pessoa não pagar, é negativada de verdade. Então a pessoa paga o boleto e depois descobre que não devia nada... Pois é, caiu no golpe!!!

Mas nem sempre a dívida era fantasma... Às vezes a pessoa realmente ficou devendo alguma coisa (uma parcela do cartão de crédito? umas tarifas no banco?) só que nunca foi cobrada e por isso prescreveu (o popular caducou...) e assim a recuperadora de crédito, de fato “recupera” essa dívida e vem cobrar...

Por isso, a informação é sempre a melhor arma de defesa.

Quer saber como não cair no golpe?

*- Peça a identificação do atendente e o nome correto da empresa que está efetuando a cobrança;

*- Não diga nenhum dado pessoal (CPF, endereço, etc.). Se eles estão te cobrando, o mínimo que a empresa deve saber são essas informações a seu respeito.

*- Obtenha todas as informações possíveis sobre a suposta dívida.

*- Pergunte qual o valor original, a data do vencimento original, de qual banco, financeira, loja etc.

*- Pergunte o número do contrato.

*- Pergunte por que não foi cobrado na época do vencimento.

*- Peça prazo para verificar se a dívida realmente não foi paga, afinal é seu direito ter o comprovante e demonstrar o pagamento (e aí ser indenizado pela cobrança indevida!)

*- Não se intimide, nem fique nervoso. As “ameaças” ou a falta de educação do atendente não devem te obrigar a fazer nenhum negócio.

*- Se houver insistência na cobrança (diversas ligações no mesmo dia, ou em vários dias seguidos e em horários inapropriados), procure o PROCON da sua cidade ou um advogado da sua confiança para entrar com uma ação contra a empresa.

   

  

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