GERAL
Chama Crioula cruzou o Guaíba de catamarã até a Assembleia Legislativa
   
O acendimento foi realizado às 7h, sob o cipreste que está até hoje em frente à Casa de Gomes Jardim, onde foi idealizada a invasão da capital gaúcha

Por Maicon Bock, Assembleia Legislativa
14/09/2020 10h46

Rio Grande do Sul - Simbolizando o deslocamento dos farrapos que marcou o início da Revolução Farroupilha, em 1835, a Chama Crioula deste ano foi acesa nesta segunda-feira (14) em Guaíba e seguiu de catamarã até Porto Alegre. O acendimento foi realizado às 7h, sob o cipreste que está até hoje em frente à Casa de Gomes Jardim, onde foi idealizada a invasão da capital gaúcha.

Após o acendimento, a Chama foi conduzida em um candeeiro por cavalarianos até a Estação Hidroviária de Guaíba, onde embarcou no catamarã até o Palácio Piratini. Às 9h, o governador Eduardo Leite (PSDB) deu início oficial aos Festejos Farroupilhas de 2020, ja às 9h30, uma centelha da Chama foi levada até o outro lado da rua, na esplanada da Assembleia Legislativa, onde o presidente Ernani Polo (PP) conduziu a solenidade com a participação da presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Gilda Galeazzi, e da patrona dos Festejos Farroupilhas 2020, Alessandra Motta. O músico Renato Borghetti, o Borghettinho, executou o Hino Rio-Grandense.

Chama foi levada até a Estação Hidroviária de Guaíba, onde embarcou no Catamarã rumo a Porto Alegre - RONALDO BERNARDI / Agencia RBS

Toda a cerimônia, de Guaíba a Porto Alegre, foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo MTG, que organizou o evento. Neste ano, devido à pandemia, não ocorreram as tradicionais cavalgadas que distribuem a Chama pelo Estado.
Na noite de segunda-feira, às 19h, será encenado na Assembleia o espetáculo “Do cipreste ao Piratini”, dentro da 1ª Semana Farroupilha Virtual. Também haverá transmissão ao vivo pela TV e redes sociais da Assembleia Legislativa.

“É um privilégio, enquanto presidente do Legislativo, participar e contribuir com este resgate histórico, que integra as atividades da nossa 1ª Semana Farroupilha Virtual. Precisamos agora, principalmente diante deste momento de pandemia, valorizar ainda mais nossas tradições e nossa cultura”, comentou Ernani Polo.

📌Onde assistir:
📺 Canais abertos da TVAL
TVAL Porto Alegre - 11.2
TVAL Bagé - 5.2
TVAL Rio Grande - 8.3
TVAL Pelotas - 21.4
TVAL Santa Maria - canal 18.3
📺 Canal 16 da NET
💻Facebook:
https://m.facebook.com/ernanipolodeputado/

www.facebook.com/assembleiars
💻 YouTube:
www.youtube.com/user/tvalrs

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu