VARIEDADES
Fatos e fotos que contam a história de Estrela
   
JAM Brasil, historiador e pesquisador da nossa história, traz para o VMRS sua colaboração, contando um pouco da vida da Princesa do Vale do Taquari

Por JAM Brasil Nossa Dica
18/01/2021 15h53

Estrela/RS - BR-386 - Estrada da Produção, também foi denominada Rodovia Presidente Kennedy. Após um século de travessia lenta e enfadonha por balsas, barcas e canoas, estrelenses e lajeadenses vibraram com a construção da grande ponte sobre o Rio Taquari, inaugurada na data Farroupilha de 20/09/1962.

Empossado, o governador Leonel Brizola logo atacou o projeto e mandou um engenheiro do Daer, em 17/03/1959, concluir em definitivo os estudos do trabalho de abrir a “Estrada da Produção". Depois da Semana Santa, 30 pessoas iniciaram as obras de demarcação. Entretanto, o início foi lento. Somente em 1961 as obras da estrada tiveram um prosseguimento acelerado. Apesar do lodaçal nos seus acessos, com três dias de chuva, a população veio prestigiar os atos de inauguração. O comércio fechou as portas no turno da tarde. As bandas marciais dos Colégios das Dores e do Rosário, de Porto Alegre, vieram abrilhantar os festejos.

Confeitaria Elite - Estabelecimento industrial e comercial em Estrela, de propriedade de Reynaldo Seyffert. Ampliou em anexo uma padaria e biscoitaria, conforme o jornal O Paladino, de 22/09/1928...

Foi vendida para o senhor Max Bentz, informava o jornal O Paladino de 17/05/1930. Ganhou notoriedade por ser um local de encontro de grandes personalidades de Estrela e em função destes encontros nasceu ali o Estrela Futebol Clube.

Em 21/01/1928 o jornal O Paladino, de Estrela, noticiava a fundação do Esporte Clube Oriental – Clube esportivo em Estrela, no Bairro Oriental, fundado por iniciativa de um grupo de entusiastas do futebol residentes no Oriental.

Società Fiori dei Piani - Entidade cultural e social em Estrela, com o objetivo de pesquisar a história e genealogia das famílias da etnia itálica, bem como cultivar as tradições e a língua italiana. Em 25/09/2005, em Santa Rita, inaugurou o Capitel Santa Lúcia, com missa no dialeto vêneto.

Os capitéis são oratórios típicos da cultura italiana que os imigrantes trouxeram para o Brasil.

JAM Brasil é historiador, pesquisador, jornalista e radialista

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu