VARIEDADES
Cervejaria de Capão da Canoa triplica a meta de faturamento para o primeiro mês de e-commerce em menos de um dia
   
A Cervejaria Narcose participa do Projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos e bebidas do RS

Por Juan Link
30/04/2021 15h59

Reflexo da pandemia, o consumo online aumentou significativamente durante o isolamento social. Muitos empreendedores migraram para o e-commerce e apostaram em plataformas próprias para alavancar as vendas diretas. É o caso da Cervejaria Narcose, de Capão da Canoa. Desde 2017 no mercado e habituada ao retorno financeiro de festivais de cerveja presenciais e do bar localizado na fábrica dos produtos, a marca precisou se adaptar às novas demandas. Raquel Diehl, uma das sócias da cervejaria, iniciou a estruturação do lançamento do site ainda no ano passado, quando começou a planejar a logística da venda online. 

"Nossa maior preocupação era o frete. Não queríamos que esse fosse um impeditivo para a compra no site. Ao mesmo tempo que eu negociava com as transportadoras, precisávamos escoar nossa produção e então criamos um catálogo para estimular a venda local", conta.  As vendas aconteciam por um grupo de transmissão no Whatsapp através de um documento PDF. A demanda cresceu tanto que a cervejaria estreou um catálogo online. "Pessoas de outros estados começaram a encontrar o link, mesmo que ele ficasse só na rede social do nosso bar, que tem esse público mais local que queríamos atingir". Os pedidos aumentaram de forma significativa e os estudos para lançamento do e-commerce se intensificaram.

As cervejas da marca não são pasteurizadas e nem filtradas, são cervejas frescas, e o transporte dos produtos era uma preocupação da Narcose, que desenvolveu embalagens específicas para que não perdesse a qualidade mesmo em viagens mais longas. "Foram estas preocupações que nos guiaram até um resultado mais do que satisfatório neste primeiro momento. Tivemos o auxílio do Sebrae no início da pandemia e as consultorias de marketing digital voltado à conversão de vendas ajudaram na ideia da estrutura que criamos em torno de todo o site", conta Raquel. Para Francine Danigno, Gestora de Projetos do Sebrae RS, este foi o diferencial para o sucesso do e-commerce.

"No início do ano passado, estimulamos a entrada de todas as empresas que participam do projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do RS a encontrarem novas formas de contato com o consumidor final. A Narcose usou o conhecimento adquirido nas consultorias para criar um planejamento de lançamento. Esta preparação faz total diferença no resultado final", pontua a gestora.  Francine conta que o Sebrae RS sempre ressalta que o fundamental para o sucesso de um projeto não é apenas seu desenvolvimento e funcionalidade, é necessário um plano de apresentação, que neste caso fez toda a diferença. 

Estratégia

A cervejaria Narcose montou uma estratégia de lançamento com influenciadores digitais do ramo e disponibilizou cupons de 15% para pessoas que realizassem um pré-cadastro no site. A meta era vender R$ 2 mil no primeiro mês, mas o faturamento total passou de R$ 7 mil, conta a sócia. "O Sebrae nos abriu os olhos para várias estratégias comerciais e essa troca de ideias entre empresas do projeto que participamos auxilia muito. Me sinto muito apoiada. As consultorias me deixaram mais segura. Fomos muito beneficiados".

A Narcose é uma empresa familiar, que iniciou com o sonho do mestre cervejeiro Daniel Diehl, o mais novo da família. O pai, Raul, e a mãe, Elise, apostaram na ideia e também investiram em profissionalização. A irmã Raquel iniciou o laboratório de qualidade e segue até hoje nas áreas comercial e administrativa. Recentemente, a cervejaria conquistou 7 medalhas no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2021. Três medalhas de ouro (nas cervejas Lager, Flip-Flops to Hell e Wine Drop), uma medalha de prata para a Flip-Flops to Heaven e uma medalha de bronze para a Vienna. Dois dos principais prêmios: duas medalhas Best of Show, que confere o título de melhor cerveja entre todas as categorias, também ficaram com a Narcose.

A Narcose investiu na montagem de kits com as cervejas premiadas, que estão disponíveis no site https://www.cervejarianarcose.com.br/. A Cervejaria também está no Instagram https://www.instagram.com/cervejarianarcose e no Facebook https://www.facebook.com/cervejanarcose/ .

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu