ESPORTE
PROJETO NADANDO PELOS CARTÕES POSTAIS
   
Nós não temos medo da água fria! E você?

Por SORAYA SIVIERO
17/05/2021 11h26

Nessa época do ano poucos são os corajosos que se aventuram e mergulham na água fria do Lago Guaíba. Outros programas ficam bem mais atrativos nessa época de frio, porém nadar em ambiente ao ar livre passa a ser valorizado pelo seu visual, mais do que qualquer outra coisa. Não podemos esquecer que, realmente, a natação é um esporte que trás muitos benefícios à saúde. E parece que quando isso é feito na água fria é ainda melhor, a questão é que não estamos acostumados. Então entrar na água gélida não passa pela cabeça de muitos nadadores.

Porém existe, aqui em Porto Alegre, pessoas que apreciam tanto a prática da natação em contato com a natureza, que essa questão de aclimatação não é empecilho, mas de fato, isso requer certa determinação. Que tal conhecer um pouco melhor alguns desses corajosos que decidiram incluir esse tipo de atividade à sua rotina de treinos: Juliana Souza, Marcos Straub, Fernando Kersting, Paulo Roberto dos Santos (75 anos), Fernando Cambraia (Formiga), Francismar Siviero (66 anos), Rubens Assis, Julhano Pelizan, Helena Barros, Fernando Sampert, Gustavo Brenner e Hilton Dias (66 anos) que nadaram no domingo (16/05) em Belém Novo, local de belezas naturais, praias de água doce e perto do centro da capital gaúcha.

Existem evidências que mostram que nadar na água fria revigora o corpo de uma maneira única e como aponta pesquisa de uma universidade inglesa, pode afastar o risco de demência. Uma proteína produzida quando nadamos em água fria ou quando o corpo é resfriado por algum outro motivo pode ajudar a proteger o cérebro de doenças degenerativas, melhora dores crônicas e a circulação. Tem muita gente por aí que encara o desafio e provou dos benefícios que a água fria pode trazer.

O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais busca unir esporte e a conscientização ecológica com as suas atividades de águas abertas. Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br e também nas redes sociais facebook.com/francisswimnatacao e instagram.com/francisswim

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu