GERAL
Cozinha e Padaria Central de Estrela ‘aquecem’ os fornos
   
Com a volta das aulas integrais, produção retoma ritmo ainda mais intenso. São mais de dez mil refeições diárias que envolvem equipe especializada e cardápio planejado

Por Rodrigo Angeli Prefeitura de Estrela
15/07/2021 11h30

São 3,6 mil almoços completos, de um cardápio diversificado e balanceado. A nutricionista Kátia Barbieri Becker Delwing (d) acompanha de perto o preparo de tudo

Estrela atende, em sua Rede Municipal de Educação, mais de 3,6 mil crianças das escolas de Educação Infantil (Emeis) e alunos do Ensino Fundamental (Emefs). Com presença em tempo integral, como no caso das Emeis, e em fase de crescimEnto mais acelerada, em se tratando dos jovens das Emefs, a alimentação escolar se torna essencial. Em Estrela, a Cozinha Central atende diariamente a esta demanda, junto da Padaria Central, que funciona no mesmo endereço. Ao todo são mais de dez mil refeições diárias, considerando pães, bolachas, pizzas, cucas e outras receitas, além dos almoços completos, preparados em um espaço organizado, que respeita todos os protocolos de higiene e que está em constante qualificação de sua estrutura e equipe.

Na padaria o consumo é de 1,6 mil quilos de farinha mensais, empregados na confecção de aproximadamente pães caseiros, cucas, boloe bolachas

Localizada no Bairro Oriental, a movimentação no local inicia ainda de madrugada. Por volta das 5 horas o espaço já está iniciando a produção da padaria e cozinha. As operações só cessam por volta das 14h, com o preparo do setor para a produção do dia seguinte. Para dar conta da demanda, recentemente foram realizados investimentos na compra e manutenção de equipamentos. Foram mais de R$ 40 mil na aquisição de utensílios de cozinha, e equipamentos para a padaria, tais como, uma divisora de massa, fatiadeira de pão, modeladora de pão e também dois novos freezers.

 

Mantidas pela Secretaria de Educação, a Cozinha e Padaria Central têm equipe composta por 15 pessoas, da produção à limpeza e à entrega dos alimentos nas escolas, coordenada pela nutricionista Kátia Barbieri Becker Delwing. São quatro funcionários que trabalham na produção dos lanches; cinco cozinheiras envolvidas com o preparo do almoço, uma servente de limpeza, um motorista e dois entregadores. Todo o trabalho conta com a supervisão direta da nutricionista, que gerencia e acompanha os processos de aquisição, preparação, e distribuição da alimentação.

 

Ao todo é utilizada em média uma tonelada de farinha por mês. Entre os alimentos mais tradicionais, são ainda utilizados diariamente 60 quilos de feijão, 70 quilos de arroz, 130 de carne de panela e mais de 200 de carne assada. São outros 60 quilos de complementos como batata e aipim. As saladas não podem faltar, com uma média de 50 quilos diários dos mais variados legumes e verduras. O berçário ainda possui a produção da sopa, que consomem diariamente 30 quilos de alimentos.

 Crianças das Emeis fazem até cinco refeições por dia. Cardápio conta com muitos elementos da agricultura familiar de Estrela

Agricultura familiar

 

O setor atende a todas as especificações dos órgãos de fiscalização, a fim de manter o fornecimento de alimentação de qualidade para a rede municipal. “Seguimos um protocolo higiênico sanitário para garantir alimentos seguros buscando proteger a saúde dos nossos alunos. Vamos de acorod com as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Uma das resoluções é utilizar até 30% de produtos da agricultura familiar, onde respeitamos a sazonalidade e diversificação agrícola da região”, explica a nutricionista Kátia Barbieri. “Temos como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares e a cultura alimentar da nossa região. Hoje utilizamos na produção alimentar mais de 75 itens provenientes da Agricultura Familiar como leite, ovos, verduras, frutas, carnes, mel, melado, massas, biscoitos que fazem a valorização e fortalecimento na agricultura local e regional”, completa a nutricionista.

Prefeito Elmar Schneider e a secretária Elisângela Mendes visitaram a cozinha

(fotos: Pablo Reis/Prefeitura de Estrela e arquivo pessoal)

=======================================

Os números da Produção de Alimentos

 

- Mais de 500 quilos de alimentos processados diariamente

- São atendidos cerca de 1,3 mil alunos das Emeis, com 5 refeições diárias

- Nas escolas de Ensino Fundamental são mais 2,2 mil alunos, com um lanche no período de aula.

- Na cozinha central são utilizados mensalmente 1,5 mil quilos de arroz parboilizado; 1,4 mil quilos de feijão, 400 quilos de lentilha, 3 toneladas de carne e 2 toneladas de verduras.

- Na padaria o consumo é de 1,6 mil quilos de farinha, empregados na confecção de aproximadamente 1,3 mil pães caseiros, 3 mil pedaços de cuca, 8 mil pedaços de bolo e 4 mil unidades de bolachas caseiras mensalmente.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu