GERAL
Acessibilidade: Facilitadores para Pessoas com Deficiência podem ser retirados para experimentação na APAE de Lajeado
   
Caixa de experimentação de Facilitadores de Atividades de Vida Diária pode ser retirada por profissionais de saúde gratuitamente

Por Cíntia Engaje!Comunicação
29/07/2021 16h36

Pessoas com deficiência (PCD) e/ou mobilidade reduzida de Lajeado que tenham dificuldade para segurar objetos, escrever, pentear o cabelo, ou realizar outras Atividades de Vida Diária (AVD) têm agora a possibilidade de testar itens que facilitam sua execução e promovem mais autonomia e bem-estar. Uma caixa com diversas opções de fixadores, engrossadores, pulseiras de peso, cintas protetoras e materiais escolares está disponível para retirada gratuitamente por Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e demais profissionais de saúde na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Elas podem ser levadas até as residências  ou clínicas de atendimento, facilitando o acesso aos produtos. 

A luva flexora para dificuldade motora Mercur é um produto que auxilia pessoas a segurarem objetos importantes para a realização de suas atividades de vida diária.

Ao total, são 25 instituições no Rio Grande do Sul que integram a iniciativa em 20 municípios. Em Lajeado, a caixa de experimentação pode ser encontrada na: 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE
Rua Washington Luiz, 270 - São Cristóvão, Lajeado - RS
Contato:  (51) 3714-1402; apaelajeado@bewnet.com.br

 

A iniciativa é da Mercur, empresa que atua nas áreas de saúde e educação, e que cocriou os itens com a participação ativa de PCDs e seus familiares, profissionais de saúde e educadores.

O Engrossador em Discos foi pensado como possibilidade de oferecer mais conforto às pessoas com dificuldade de preensão, tornando o ato de escrever ou pintar um momento ainda mais feliz e prazeroso

A orientação é que os interessados entrem em contato com a instituição previamente para verificar a disponibilidade e agendar a retirada da caixa de experimentação. “Muitas pessoas desconhecem esses recursos que podem alterar atividades do cotidiano como fazer uma refeição, por exemplo. O que queremos ao disponibilizar essas caixas é que os profissionais tenham a oportunidade de ofertá-los aos pacientes para que experimentem e avaliem se o uso será apropriado para a sua necessidade antes de orientar a compra”, afirma Cristina Frank, Terapeuta Ocupacional que atua na área de Inovação da Mercur. 

Nenhum valor é cobrado pelo uso, as únicas exigências são a comprovação da atividade profissional e o compromisso da devolução de todos os itens do kit em perfeito estado. Também recomenda-se que os produtos sejam higienizados com álcool 70% antes e depois do uso por qualquer pessoa para que se evite qualquer tipo de contaminação.

Já quem quiser conhecer os itens sem a intermediação de um profissional, pode recorrer ao ponto  comercial da cidade que oferece os produtos:

 

ORTO BEM
Rua Carlos Von Kozeritz, 462, loja 103 - Lajeado - RS
Contato: (51) 3709-1360
Nesse local é possível visualizar, conhecer e adquirir os Facilitadores de AVDS. Já a realização de testes varia de acordo com a disponibilidade e regras da loja. Os itens também podem ser adquiridos na loja virtual da Mercur: loja.mercur.com.br.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu