COLUNISTA
Como não vender na internet
   
Como NÃO ganhar dinheiro com as redes sociais é o artigo desta semana da nossa colunista e colaboradora Ellen Camargo. Não deixe de conferir

Por Ellen Camargo
03/08/2021 15h17

Você já percebeu ao navegar pelas redes sociais que a interação com as publicações 
caiu bastante? Isso não significa que o código das redes sociais está deixando de
entregar o seu conteúdo, a verdade é que as pessoas não estão interagindo mais.
É aquilo que a gente sempre fala sobre o cérebro ativo, que absorve o conteúdo, e o 
cérebro proativo, que responde ao que vê. Quando você está navegando em uma rede 
social, lá no seu feed, passando o dedo pra cima e pra baixo e você, finalmente acha 
uma coisa legal, a sua interação com a mídia (texto, imagem ou vídeo) é apenas visual.
Isso não quer dizer que você vai realmente comentar, curtir ou até compartilhar e muito 
menos salvar aquele conteúdo mesmo que você goste porque o seu cérebro já assimilou
que haverá outros iguais e você fica buscando outros conteúdos melhores que 
mereçam, enfim, a sua interação. Tem que ser algo realmente irresistível

As pessoas estão passando cada vez mais tempo trabalhando para produzir conteúdo 
de qualidade nas redes sociais, mas esse conteúdo na verdade está sendo visto e não
considerado. Observamos também que as publicações mais parecidas é as que 
possuem mais interações. Mesmo que o conteúdo seja bobo, se está na “na moda”, vale 
o “like”! Aí, muita gente interage por causa da música ou da “dancinha” sem considerar 
a mensagem por trás do post. 

Se por um lado o algoritmo não tem nada a ver com isso, por outro ele é completamente 
responsável. As redes sociais são empresas de marketing. Elas não existem com o 
intuito de te ajudar a fazer amigos, elas existem pra que você conte a todo mundo o que 
compra, o que come, o que veste e como vive. Isso mesmo, sua vida é um produto, um 
não, vários. Pelo menos 10% do que você vê no seu feed são anúncios, a segunda 
coisa são publicações de pessoas que você sequer conhece, mas que dão muito lucro 
para a “empresa de marketing social”. Conteúdos de qualidade e que você realmente 
gosta, ficam em terceiro ou até quarto plano.
Por isso, muitas pessoas desistem de trabalhar com as redes sociais, porque apesar de 
produzir bom conteúdo, quase ninguém interage e quase ninguém vê. E o motivo é 
muito simples: seu conteúdo não dá lucro para a rede que você possui perfil. Então, ela 
vai entregar primeiro o conteúdo que dá lucro. Sabe aquela notícia importante ou aquele 
estudo relevante que você gostaria de ver? Se não tem perfil comercial, dificilmente será 
entregue no seu feed, antes, você receberá vídeos parecidos de pessoas dançando ou 
até praticando coisas estranhas. Mesmo que você não goste, será “empurrado” para 
você várias e várias vezes até você interagir e aí, caro leitor, é o que você verá sempre
pessoas fazendo marketing até sem saber porque isso vende. Não estou dizendo para 
você vender coisas no seu perfil, mas, o seu estilo de vida é desinteressante ou não 
comercial

Ou seja, você tem duas escolhas. Primeiro, você continua produzindo conteúdo de 
qualidade e aceita o pouco de interação que há. Segundo, você começa a produzir 
conteúdo “comercial”, ou seja, que vende e dá lucro para a rede, e no meio você coloca 
alguns dos seus vídeos de qualidade.
Assim como a profissão de advogado ou apicultor não é para todo mundo, ser 
influenciador digital e trabalhar com a internet também não é para todo mundo. Você 
precisa encontrar a sua vocação e se você não tem o desejo de expor o seu estilo de 
vida na internet, você precisa aceitar que talvez isso não seja pra você.
Essa é a dura realidade de algumas pessoas que são espectadoras de grandes 
influenciadores e que caem na conversa de que “todos podem trabalhar com a internet”. 
Mas eu estou aqui pra te dizer que não, nem todos!
Gastar muito tempo produzindo conteúdo de qualidade ou utilizando aplicativos e grupos 
de compartilhamento e seguidores, não te farão ganhar dinheiro como você espera. O 
segredo das redes sociais está no conteúdo comercial, seja de um produto que promete 
milagres ou até mesmo a sua vida super interessante. As pessoas querem ser como 
você? Então, isso vende. Você usou um produto que fez milagres? Isso vende. Você é 
uma pessoa polêmica? Isso vende. Você faz conteúdos que estão “na moda”? Isso 
vende. Você produz conteúdos que ajudam a comunidade? Talvez não venda. Você 
produz conteúdo sério e que não é polêmico? Provavelmente, isso não vende. E se não 
vende, não dá lucro para a rede, adivinha? O seu post estará no final da fila.
Agora que você já sabe o que acontece com o trabalho da internet, cabe a você escolher 
se quer continuar ou não

Não quero te desanimar, quero que você continue sendo um criador de conteúdo,
mesmo que anônimo. No entanto, pense, isso está te rendendo alguma coisa ou está 
tomando o seu tempo? Lembre-se da frase que o Bill Gates disse: “o tempo é a única 
commodity que a gente não consegue comprar porque o tempo é igual para todos. Se 
você tem muito dinheiro o tempo é igual para você, se você não tem dinheiro o tempo 
ainda é o mesmo”. 
Você está gastando seu tempo com uma coisa que não está te rendendo nada ou você 
está gastando seu tempo com alguma coisa útil? Pense bem e não venda o seu tempo 
na internet!

Ellen Camargo é pedagoga, neuropsicopedagoga, autismóloga e especialista em comportamento.

   

  

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