VARIEDADES
AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem reflete sobre padrões de beleza e imagem plural hoje
   
Quem nunca se sentiu desconfortável com sua aparência ou buscou pertencer a um padrão que atire a primeira pedra. Será que podemos fugir da discussão de beleza e padrões?

Por Amanda Zambotto
10/08/2021 11h10

Pela etimologia, a palavra beleza é originada do latim “bellus”, a ideia de bonito, belo, encantador e o sufixo – “eza” para atribuir relação. A palavra beleza quer dizer, então, o que está relacionado com o belo. Mas a beleza não é uma só. Existe uma forte influência dos padrões sociais, estéticos e subjetivos para entender sua manifestação. Esses padrões são influenciados pelas condições e circunstâncias socioculturais de uma época. Então, o conceito de beleza e a sua relação social mudam conforme o tempo e lugar. 

Os membros AICI Brasil - Associação Internacional de Consultores de Imagem, são qualificados e dedicados a ajudar indivíduos e empresas em todos os aspectos da aparência pessoal, comportamento e comunicação para garantir uma imagem vencedora em sua vida e em seus negócios. Eis o trabalho da consultoria de imagem, tão importante nestes tempos, umas das profissões de maior ascensão nesta década. Os códigos de como se vestir e portar nunca foram tão urgentes e valiosos como hoje. Mais do que nunca a máxima ”A primeira impressão é a que fica”, tornou-se lema de uma geração onde a imagem aliada à tecnologia instantânea, valem muito.

Mais do que nunca também, a diversidade de belezas, corpos, padrões, etnias e gêneros devem ser respeitados e mais que isso, realçados. O profissional de consultoria de imagem tem papel fundamental na criteriosa tarefa de realçar os atributos individuais e pontos fortes da beleza e imagens pessoais. Refletindo sobre a questão, a AICI Brasil reuniu alguns de seus membros para esmiuçar o assunto “padrões de beleza plurais” e convidou a consultora de imagem Larissa Menezes, para colaborar com a discussão. "Desde sempre existiram padrões de beleza na sociedade. O grande risco atualmente é a busca por padrões que considero opressivos."  afirma Larissa, consultora de imagem, moda e comportamento na AICI Brasil - Associação Internacional dos Consultores de Imagem.

Na pré-história, mulheres obesas tinham o tipo físico ideal, pois significava que eram bem nutridas, o que supostamente as tornava melhores para procriar. Em outras épocas, como no renascimento, a gordura também era sinal de poder aquisitivo e classe social. Com filósofos como Pitágoras, Aristóteles e Platão, vieram os padrões de beleza baseados na arte e que incluíam conceitos matemáticos de proporção e simetria. Em outros momentos, novas vertentes surgiram, como a do filósofo Kant que trouxe o entendimento que belo é o que agrada universalmente, sem relação com qualquer conceito.  Outra visão inclui o intelecto e o estilo de vida das pessoas para definir o que é belo e não mais apenas a aparência do corpo em si. Com o passar dos anos, vimos os padrões de beleza serem transformados, mas levando ainda como referência a arte, dessa vez nas revistas, cinemas e novelas. 

Foto: Divulgação Unsplash.

A atuação da mídia e o advento das redes sociais intensificaram a exposição desses padrões, que passaram a ser vendidos como se fossem algo a ser seguidos e alcançados a qualquer preço. Somos bombardeados o tempo todo por corpos, rostos e pessoas “perfeitas” e isso se reflete no aumento da busca por procedimentos estéticos e intervenções para alterar os corpos e os rostos.  Infelizmente, a maioria dos padrões atuais são irreais e acabam por gerar transtornos alimentares e causam distorções de imagem que acabam por reforçar preconceitos e trazer à tona sentimento de frustração e de não pertencimento.

Mas, e o que é um padrão? É uma “base de referência que é usada para determinar as qualidades ou características de alguma coisa; norma".  Entretanto, quem já estudou qualquer coisa sobre seres humanos sabe que somos diversos e múltiplos. Vê-se, então, que isso de existir um padrão já cai por terra.  Voltando à atuação da mídia, as campanhas publicitárias são quase sempre feitas por modelos magras e jovens, muitas vezes até menores de idade. Como a mulher pode se reconhecer? Será que uma modelo de 14 anos sem ter passado por transformações – hormonais, corporais, envelhecimento da pele – representam uma mulher de 35, 40, 50, 60 anos? Claro que não!

Além de tudo já dito, o conceito de belo e feio são subjetivos. Isso deve ser plural, ou seja, incluindo as diferenças. A  beleza está exatamente na diversidade. E isso é o que bem encontramos no Brasil. Um país tem que como forte característica a diversidade cultural, de sotaques, de cor de pele, de cabelos, de corpos. Podemos continuar julgando a beleza das pessoas levando em consideração conceitos antigos? Olhe ao seu redor… o que você vê? Quem são as pessoas que estão à sua volta? Como elas são? O que as torna únicas?

Foto: Divulgação Unsplash.

consultoria de imagem da AICI Brasil pode ser vista como um espaço para as mulheres se reconhecerem na sua integralidade: nos seus corpos, seus cabelos, sua pele. Por isso, Uma forma de incluir e mudar isso é quebrar a nossa visão da importância de existir um padrão. As clientes da AICI, mulheres em sua maioria, transitam entre as diferentes características. A abordagem com cada uma é diferente por se tratar de um olhar individualizado. Mas, uma coisa se repete: a necessidade de esvaziar das crenças e gostos pessoais das consultoras para abrir espaço para acolher e fazê-las abraçarem suas próprias belezas.

Muito já avançamos nesse sentido, mas ainda existem profissionais que não se abriram para esse olhar. Tudo bem! Ainda é tempo para isso. É preciso ter um olhar aberto para a diversidade. Isso não pode ser usado como a sustentabilidade, que é citada muitas vezes por finalidade comercial. Tem que ser real! 

“Quando a gente aprende a se identificar, se aceitar e se amar em toda completude, é o que eu chamo de beleza que vem da alma. E, quando isso acontece, a gente está pronta para mudar o mundo.” (Referência artigo da Larissa Menezes, consultora da AICI Brasil: Se a beleza pode curar, sustentar e transformar, imagine quando ela aflora da alma) 

Membros AICI Brasil. Foto: DIvulgação.

Sobre a  AICI - Associação Internacional de Consultores de Imagem

A  Association of Image Consultants International (AICI) é a principal e maior associação profissional de consultores de imagem pessoais e corporativos do mundo. Uma organização sem fins lucrativos, a AICI dedica-se a aumentar o nível de profissionalismo e aprimorar o reconhecimento dos consultores de imagem.

Os membros da AICI Brasil aconselham clientes individuais e corporativos em aparência, comportamento, habilidades de comunicação, etiqueta e protocolo internacional. Como especialistas em consultoria de imagem, eles orientam os clientes a atingir seus objetivos específicos com autenticidade, credibilidade e confiança. Apoiando o desenvolvimento da profissão de consultoria de imagem, a AICI Brasil reúne indivíduos e empresas que procuram serviços de consultoria de imagem com o especialista apropriado.

AICI Brasil aprimora os padrões do setor por meio de um rigoroso programa de certificação em três níveis e realiza a principal conferência anual de consultoria de imagem do mundo a cada 2 anos. Além de oferecer aulas de educação continuada para consultores de imagem, atua como a voz da profissão de consultoria de imagem e a fonte definitiva da mídia para especialistas em questões e eventos atuais que podem afetar a profissão de imagem.

NOVIDADE: Nos próximos dias 20 e 21 de Agosto acontecerá a próxima edição do Congresso Internacional AICI e reunirá especialistas para a 8° edição e entre os convidados estarão presentes virtualmente Cris Guerra, Alice Ferraz (Fhits), Lele Santhana, Marleyh Selo, Carolina Bejar e Luanna Toniolo Domakoski (TROC). A AICI Brasil é presidinada por Silvia Scigliano e conta com um conselho diretor e consultivo de consultores de imagens de diferentes regiões e atuações do Brasi. No site: Início - AICI (aicibrasil.org) confira mais detalhes sobre a Associação. 

 

SERVIÇO:

20 e 21/08: 8° Seminário Internacional AICI

02/09: evento online Núcleo Regional Rio Grande do Sul 

Inscriçoes através do site.

Para saber mais: Início - AICI (aicibrasil.org)

 

   

  

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