GERAL
Bike Solidária Bicicletas apreendidas vão ser reformadas por adolescentes e entregues nas escolas
   
Projeto pioneiro no Estado prevê capacitação de jovens e o reaproveitamento desse meio de transporte

Por Ascom Alsepro
09/09/2021 16h06

Da delegacia para o pátio de escolas. Esse vai ser o destino de boa parte das bicicletas roubadas e furtadas apreendidas pela Polícia Civil. O projeto Bike Solidária prevê o conserto, restauração dos veículos, desde que estejam liberados de ações judiciais, e posterior doação para escolas públicas localizadas em bairros mais vulneráveis.  É uma ação conjunta entre Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), as Promotorias Criminal e da Infância e Juventude de Lajeado, Polícia Civil e Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI).

 O recurso aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores prevê a destinação de R$14.960,00 para o projeto, que irá capacitar 16 adolescentes, que frequentam escolas da rede pública. A  metalúrgica Hassmann, de Imigrante, também vai auxiliar financeiramente com  R$9.000,00.  Eles vão fazer o curso de Mecânico de Bicicletas, do SENAI, com carga horária de quase 70 horas, que abordará questões como empreendedorismo, higiene e segurança e conceitos ligados à mecânica.  

O diretor de patrimônio da Alsepro, Francisco Weimer dos Santos explicou que a ideia se baseou no projeto Alquimia, onde os celulares apreendidos no presídio são recuperados e entregues para crianças e adolescentes do município. “ Com este projeto estaremos proporcionando aos adolescentes um aprendizado. Temos atualmente um grande número de ciclistas, certamente o conserto de bicicletas será uma profissão de grande futuro, e além disso, estaremos resolvendo o problema do sucateamento e falta de espaço para esses veículos ”

O coordenador técnico de educação profissional SENAI, Marcelo Francisco Schedler considera o projeto completo, engloba a formação dos alunos, a questão social de reaproveitamento das bicicletas e o movimento social, com a doação desse material consertado. “ Um outro detalhe chama atenção, os próprios alunos vão entender que o fruto do trabalho deles vai resultar numa boa ação, por isso, vão estar engajados neste projeto solidário.”

 

Já o Delegado de Polícia de Lajeado, Marcio De Abreu Moreno, afirmou que são 80 bicicletas no local apreendidas em diversas ocorrências como suspeitas de roubo, receptação, furto e prática criminosa (atividades de narcotráfico).  “ As que vão participar do projeto são bicicletas que foram apreendidas em atividades ilícitas e já há decisão judicial e condenação e a própria parte acusada em nenhum momento comprovou a origem lícita ou mostrou interesse em reavê-la. ”

De acordo com o promotor Sérgio Diefenbach, o projeto BIKE SOLIDÁRIA é inovador. “É um somatório de benefícios incrível nesse episódio que torna esse projeto inovador, por que ele nasce lá da recuperação de objetos furtados, passa pela disponibilização de um curso, passa pela entrega de material para a comunidade escolar e da sequência em uso fortalecendo vínculos entre a comunidade e os alunos gerando um aprendizado numa área em expansão.”

 

Saiba mais:

Os alunos selecionados são da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio-CIEP Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco. As aulas iniciam dia 13 de setembro e se estendem até 10 de novembro. Elas vão ser realizadas nas segundas e quartas-feiras.  

Fica a cargo de cada escola definir a melhor forma de utilização das bicicletas que serão doadas. O SENAI se comprometeu em implantar um bicicletário nesses locais.

O objetivo do curso é oportunizar um aprendizado aos adolescentes que devem estar estudando para serem selecionados. O lançamento do projeto será dia 13 de setembro, às 13 horas, no SENAI, em Lajeado.

 

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu