SAÚDE |
Procura moderada pela vacina da Gripe em Estrela |
A segunda-feira (04) marcou o primeiro dia da 24ª Campanha Nacional contra a Gripe, e locais de vacinação no município tiveram movimento abaixo do registrado em outros anos |
Foi dada a largada, nesta segunda-feira (04), à 24º Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Em Estrela, que seguirá as regras nacionais, a imunização também será dividida em duas etapas/grupos. A primeira, que se estenderá até o dia 30 de abril, para as pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores ligados à área da saúde. Nos pontos de aplicação da vacina Influenza no município, a procura neste primeiro dia foi moderada e abaixo da registrada em outros anos. A meta é imunizar 95% da população apta a receber a vacina.
Em Estrela, a imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs – postos de saúde) e nas Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) dos bairros; no Serviço de Assistência Especializada (SAE); e também através da Unidade Móvel que percorrerá localidades do interior e estará presente em momentos especiais, como em 30 de abril, dia “D de mobilização nacional”. A UBS Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental) não está aplicando a vacina da gripe. Em cada unidade há um horário específico de funcionamento.
Sem perder tempo
Seu Moacir Becker Delwing, de 64 anos, foi buscar seus remédios de rotina na ESF do Bairro das Indústrias ainda cedo. Acabou surpreendido pelo convite da atendente para aproveitar a visita e já sair com a vacina da gripe feita. “Aceitei na hora. Sofri muito a minha vida por causa da gripe. Depois que passei a fazer a vacina tudo melhorou. Quase não pego mais gripe”, diz ele, que garante também estar em dia com as doses da Covid. Já dona Conceição Felzmann (85) foi realizar a vacina na UBS do Bairro Boa União. Desta vez teve a companhia da filha, Ângela Felzmann, que completou 60 anos e passou a ser do grupo prioritário. “Antes, sempre fazíamos a vacina em datas distintas. Agora conseguimos realizar as duas juntas. É bem melhor ter a companhia dela”, explica Ângela. Seu Jânio José de Vargas (61) foi outro que preferiu não esperar. “Tenho outros problemas médicos que me obrigam a me cuidar. Não posso perder tempo e por isso vim fazer logo”, afirma.
Apesar da preocupação de alguns em realizar logo a vacina, não houve filas nos pontos de imunização. Apenas em alguns momentos foi necessário esperar um pouco. Mesmo que o atual grupo prioritário seja menor do que o segundo, o movimento foi menor do que o registrado em anos anteriores. As equipes técnicas destacam que a carteira de vacinação cedida por ocasião da Covid pode ser utilizada para registro também da dose da gripe, o que também agiliza o atendimento. Entre as orientações gerais, está a que pede para que pessoas com sintomas gripais adiem a aplicação da vacina para quatro semanas após início dos sintomas
Segunda etapa
A segunda etapa, que vai de 2 de maio a 3 de junho, tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 75 e 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, o ministério alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte. No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Outras
Vale ressaltar que no atual momento, a vacinação para outras enfermidades segue ocorrendo na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental), das 7h30min às 13h30min. Já a Vacinação Covid, também no Posto Central, com imunização adulta e infantil diária, também das 7h30min às 13h30min. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.
----------------
Horários
+ Serviço de Assistência Especializada (SAE) - Avenida Rio Branco, nº 1.127 - Bairro Oriental: 8h às 13h *
+ Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Indústrias, Moinhos e Imigrantes 7h30min às 12h /13h30min às 16h
+ Unidade Básica de Saúde – Boa União: 7h30min às 13h30min *
* sem fechar ao meio-dia
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |