GERAL |
Prédio que desabou em Gramado estava interditado desde 2020 e sua ocupação era irregular |
As atenções da Prefeitura estão voltadas para o todo do município, neste momento, para as áreas mais atingidas pelas chuvas, como o bairro Três Pinheiros, bairro Planalto, Loteamento Orlandi e linhas rurais |
O secretário de Planejamento de Gramado, Rafael Bazzan, afirmou que o prédio que ficava localizado na Ladeira das Azaleias e que caiu nesta quinta-feira (23), foi interditado em 2020 após vistorias da Defesa Civil por meio de pedido realizado no Fala Cidadão. O prédio seguia interditado desde então e a sua ocupação era irregular.
A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, ressaltou que as atenções da Prefeitura nunca estiveram voltadas somente ao prédio, já que a maior preocupação é um olhar para o todo do município, com estudos voltados, neste momento, para as áreas mais atingidas pelas chuvas, como o bairro Três Pinheiros, bairro Planalto, Loteamento Orlandi e linhas rurais. A secretária ainda destacou que um estudo do CPRM, feito em 2015 para a construção do Plano Diretor indicou as áreas de risco do Município, e nenhuma delas teve problema com as chuvas dos últimos dias.
Os representantes do município destacaram também que a área central não foi atingida e que os parques, restaurantes, hotéis e atrações estão funcionando normalmente. Segundo dados da Defesa Civil de Gramado, atualmente cerca de 526 pessoas estão fora de casa e 45 delas ocupam abrigos montados pela Prefeitura nos ginásios do bairro Piratini e da Viação Férrea.
Correspondente Mariana Schumann - Relações Públicas, da Região das Hortênsias, com informações de Caique Marques