VARIEDADES
Projeto Danças Birivas do GAN Anita Garibaldi executa novas apresentações em 2024
   
O Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi lançou em 2023 um projeto para resgatar e celebrar as raízes culturais regionais por meio das Danças Birivas

Por Região dos Vales
24/01/2024 14h02

O Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi lançou em 2023 um projeto para resgatar e celebrar as raízes culturais regionais por meio das Danças Birivas.

As próximas apresentações do roteiro do projeto "Danças Birivas" estão agendadas para os dias 27/01, em Encantado, e 04/02, em Vacaria. A apresentação em Encantado é especial por se tratar da cidade natal do CTG, casa da maioria dos participantes do grupo. Já em Vacaria, o grupo se destaca ao participar da programação do 35º Rodeio Internacional, considerado a "Copa do Mundo dos Rodeios".

O projeto cultural, intitulado "Apresentações do Agrupamento Biriva Tropeiros de Dois Mundos", conta com o patrocínio de Sorvetes Sabory, IDP e Supermercado Potrich. A realização é do GAN Anita Garibaldi e recebe o financiamento do Pró-cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Com uma história que destaca a forte expressão das danças italianas em paralelo às tradicionais, o grupo apresenta ao público uma parte pouco explorada da rica cultura gaúcha. As danças Birivas têm um forte apelo social, sendo apresentações voltadas para grandes públicos, repletas de elementos que diferenciam esses gaúchos. Desde as roupas típicas até os modos de tratamento marcados por cortesia, ânimo, entrosamento, espontaneidade e simplicidade, as danças Birivas cativam e envolvem os espectadores em uma atmosfera cultural única.

O foco principal do projeto é apresentar as danças que recriam as experiências narradas pelos tropeiros da região alta da Serra Gaúcha. Com as apresentações agendadas para Encantado e Vacaria, o GAN Anita Garibaldi promete levar o público a uma jornada cultural única, onde a tradição e a autenticidade das danças Birivas serão celebradas e compartilhadas com todos, fortalecendo ainda mais os laços com as raízes culturais da região.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu