CULTURA
Presidente da Amturvales participa do lançamento do projeto Neue Heimat
   
Objetivo é contar como os imigrantes alemães influenciaram a vida na região

Por Jéssica Koch
29/02/2024 17h14

Na noite da quarta-feira, 28, no Salão Troller, localizado no Parque Histórico, em Lajeado, foi lançado o projeto Neue Heimat, em tradução, “Nova Pátria”. A Iniciativa é liderada pelo Grupo A Hora e Richter Gruppe, e tem objetivo de relatar e documentar como os imigrantes alemães influenciaram a vida no Vale do Taquari e Rio Grande do Sul. 

Ficou a cargo do Presidente da Amturvales, Charles Rossner, destacar as celebrações dos 200 anos. “Utlizando esse movimento dos 200 anos da Imigração Alemã, surgem oportunidades de aproveitar isso e criar produtos turísticos com esse sentimento. Desenvolvendo novas rotas turísticas, gastronomia e cultura Germânica, que é tão presente na região”, enfatiza. 

A referência histórica e protagonista do projeto será o professor, historiador e ex-prefeito de Forquetinha, Waldemar Laurindo Richter. Todas as informações são frutos de suas pesquisas ao longo de cinco décadas sobre os alemães no Sul. 

A iniciativa leva o nome “Neue Heimat”, para valorizar a língua e contará a chegada dos imigrantes ao território brasileiro. “Os alemães embarcaram em uma navio precário, cheios de incertezas em uma viagem que, para muitos, durou 90 dias. Aqui chegando, defenderam o Brasil como a “Nova Pátria”, contou Richter.

O projeto que inicia em março e segue até dezembro, estará presente nas mais diversas plataformas (rádio, redes sociais e jornal impresso)  estando em constante conexão com os leitores e internautas. Além disso, será lançado em junho, o Dicionário Hunsrik, dialeto falado pelos imigrantes alemães.

Também em junho serão lançados 50 livros do historiador Waldemar Richter, contando a história das primeiras 50 famílias que desbravaram o Vale do Taquari, além de um documento histórico contendo destaques da trajetória dos alemães no Vale do Taquari e Rio Grande do Sul e eventos realizados em comemoração aos 200 anos da imigração alemã.   

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu