GERAL
Contabilidade, solidariedade e humor marcam o 15º Seminário Sincovat
   
Cerca de 800 pessoas participaram do evento na Univates

Por Simone Rockenbach
19/09/2024 15h04

Cerca de 800 pessoas participaram do 15º Seminário Sincovat, realizado nesta quarta-feira (18), no Teatro da Univates. Com foco no tema “Inovação e Tecnologia na Contabilidade”, o evento oportunizou a reflexão sobre as mudanças e o futuro da profissão, além de abordar assuntos sobre a jornada pessoal, solidariedade e humor. Uma programação diversificada e que buscou alcançar seu objetivo de ser um momento produtivo e inspirador, marcando também a data comemorativa dos 50 anos do Sincovat. “É um privilégio estar aqui hoje com todos vocês, para compartilharmos conhecimentos, trocarmos experiências e discutir as tendências e desafios que moldam a nossa profissão”, destacou a coordenadora do evento, Letícia Linke Mattes na abertura. Ela observou as constantes transformações econômicas e tecnológicas e o papel relevante da contabilidade. “Não apenas como uma função essencial para a gestão financeira das empresas, mas também como um pilar fundamental para a transparência e integridade no ambiente de negócios”, complementou. O 15º Seminário Sincovat teve palestras com Douglas Gomes Filho, Felipe Feldens e Gabriel Carneiro, show de humor com Badin, prestação de contas da campanha solidária e duas homenagens, para o contador Telmo Ronaldo Wessel, e para a Cooperativa Certel, ambas de Teutônia. 

Prestigiado por autoridades e lideranças, o evento contou com a presença do presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, que reforçou o compromisso da contabilidade com a sociedade e o seu desenvolvimento em diferentes frentes. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, enalteceu a relevância do tema desta edição para os negócios; e representando a Univates, a reitora Evânia Schneider comentou a relação histórica entre a instituição e as entidades contábeis. Para os presidentes do Sincovat e do Sescon VT, que junto com a Academia de Ciências Contábeis do RS foram os promotores do evento, trata-se de um momento para também valorizar o voluntariado e a superação, como salientou Dani José Petry (Sescon VT), e uma referência para sempre buscar inovação, ética e excelência no exercício da contabilidade, a exemplo do que disse Luciano Müller (Sincovat).

Palestras

Douglas Gomes Filho instigou os profissionais da classe com a palestra “O Contador do Futuro”. Mostrou indicadores, ganhos salariais e destacou a necessidade de superar o trabalho tradicional para evoluir. “Se você quer ter relevância na sua profissão, precisa mudar o modelo de negócio. Tem que seguir entregando o transacional, mas se preparar para ser cada vez mais estratégico, para manter valor na relação com o cliente”. Na palestra “Tecnologia e Inovação”, Felipe Feldens citou vários exemplos bem sucedidos onde ajudou na modernização e melhorias de processos. Mas foi enfático em afirmar que tudo sempre envolve as pessoas, e o valor que elas têm. “No final, a tecnóloga é meio. É tudo sobre pessoas e comportamentos”. A abordagem de Gabriel Carneiro com a palestra “A Vida que Você Quer Ter” provocou a plateia a pensar sobre estilo de vida, escolhas e etapas para subir de nível. Sua mensagem de motivação foi um convite para agir. E lembrou: “Na vida tudo é possível. Mas precisa entender que tudo o que é grande começou pequeno”. 

50 anos

2004 é um ano comemorativo para o Sincovat. A entidade foi criada há 50 anos, no dia 4 de maio de 1974. Trata-se de uma referência para a classe contábil e para toda a comunidade que acompanha a sua trajetória, representatividade e trabalho em prol do desenvolvimento econômico. O resumo da história foi transformado em vídeo, exibido durante a programação do Seminário. 

Homenagens

O Contador Emérito Sincovat 2024 é Telmo Ronaldo Wessel (74), de Teutônia. Escolhido por votação interna, desde a década de 90 ele SE DEDICA À CLASSE. Apesar de preferir a discrição e os bastidores, foi um dirigente que contribuiu muito, tendo integrado três diretorias do Sincovat. Desde 1994 faz parte das gestões da Aescon, na qual atualmente ocupa a função de 2º. vice-presidente executivo, e é proprietário de um dos escritórios fundadores do Sescon Vale do Taquari.

O evento também fez a distinção Láurea Contador Doutor Olívio Koliver. O reconhecimento foi feito à Cooperativa Certel, na pessoa do presidente Erineo Henemann. O destaque foi  criado para homenagear pessoas e empresas que se envolvem com a classe contábil regional e colaboram para o seu desenvolvimento. Ambos receberam placas como forma de agradecimento por suas contribuições. 

Campanha solidária

A diretora do Sincovat, Nicole Schneider, apresentou a prestação de contas da campanha solidária para as famílias atingidas pelas enchentes de maio. Até 15 de setembro, a arrecadação foi de R$ 1 milhão via PIX, sendo os maiores valores destinados para a compra de colchões, travesseiros e tolhas, seguido pelos grupos de alimentos e material de limpeza. “Muitas famílias foram auxiliadas pelo Sincovat para reconstruírem seus lares, suas vidas e suas possibilidades de continuar sonhando. Não éramos mais apenas contadores. Só coletivamente seria possível recomeçar, só somando esforços seria possível o enfrentamento a tanta destruição”, destacou. Conforme Nicole, a mobilização segue e há ainda 133 famílias cadastradas para recebimento de ajuda. Badin, o comediante que também contribuiu com a campanha, fez o show de encerramento do evento. A renda dos ingressos do seu show será revertida para a ação.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu