TURISMO & VIAGEM
Aeroporto Salgado Filho reabre 21 de outubro. O primeiro avião de companhia aérea descerá na pista às 8h10, vindo da cidade de Campinas SP
   
A previsão da Fraport é que todos os serviços sejam finalizados até 15 de dezembro quando a pista estará 100 liberada e o maior Aeroporto do RS esteja funcionando com sua capacidade máxima.

Por Luis Alexandre Sebastiani e Mariana Schumann
09/10/2024 16h25

Falta pouco para a retomada do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

Fechado desde o início de maio em consequência das enchentes históricas que atingiram o Rio Grande do Sul, a pista já está pronta e os detalhes finais são preparados. A aplicação de asfalto já está concluída e a pista está ganhando nova sinalização. Ela também irá receber ranhuras, que permitem uma maior aderência dos pneus das aeronaves.

Os voos comerciais irão começar a pousar em 21 de outubro. O primeiro avião de companhia aérea descerá na pista às 8h10, vindo da cidade de Campinas/SP.

A partir do dia 21 de outubro de 2024, o aeroporto Salgado Filho poder receber até 128 voos diariamente, entre 8 e 22 horas. As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de suas operações e estão com as vendas de bilhetes abertas. As cias aéreas já vendem bilhetes de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

A previsão da Fraport é que todos os serviços sejam finalizados até 15 de dezembro quando a pista estará 100% liberada e o maior Aeroporto do RS esteja funcionando com sua capacidade máxima.

Saiba mais:

Desde ontem (08/10) até o dia 11 de outubro, uma aeronave do GEIV, da Força Aérea Brasileira (FAB), está realizando voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem.

Esta atividade feita pelo jatinho Hawker 800XP (IU-93) do GEIV, o Grupo Especial de Inspeção em Voo, faz parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista de pouso e decolagem, resultado dos danos causados pela enchente de maio de deste ano.

A FAB fará a verificação dos PAPIs (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) das cabeceiras recuadas, 11 e 29, e do Localizer/DME da cabeceira 11. Após essa atividade, os registros dos equipamentos são analisados para que o um documento de homologação seja emitido.

Inicialmente na pista, que tem 3.200 metros, será possível utilizar apenas 1.700m, já que a parte restante sofreu danos maiores e necessitará uma reforma mais longa, que será concluída até o final do ano. 

O PAPI é um equipamento que auxilia o piloto, pois fornece orientação visual da inclinação de descida para aproximações sem precisão. Já o Localizer é um sistema de orientação horizontal no sistema de pouso por instrumentos. Em Porto Alegre, ele está junto ao DME, que provê informações de distância.

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fontes Portal de Viagem e Acontece Gramado

 

   

  

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