ESTRELA
Prefeito Schneider faz balanço da gestão em Reunião-Almoço da Cacis e anuncia últimas conquistas
   
Gestor municipal encerrou, nesta sexta-feir, 13, a série 2024 das Reuniões-Almoço da Cacis, em evento quando entre outras coisas revelou a ampliação da pista do aeródromo de Estrela

Por Rodrigo Angeli
13/12/2024 15h57

Foi com um balanço de sua gestão que o prefeito Elmar Schneider palestrou na Reunião-Almoço da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) nesta sexta-feira (13). No encontro foram pautadas conquistas, acertos, o que fez e deixou de realizar; o que ficará de legado ou encaminhado para as futuras gestões e gerações após quatro anos de mandato, marcados, como ressaltou, por questões atípicas como pandemia, seca, temporais e as históricas enchentes. "Nós vamos ficar de olhos abertos; convoco a comunidade a ficar atenta, para que não sigamos o caminho inverso", disse, em uma de suas frases mais marcantes, aos cerca de 100 presentes no Estrela Palace Hotel.  A estes, de forma até então exclusiva, anunciou pela primeira vez o edital para a praticamente duplicação da extensão da pista do aeródromo de Estrela.

 A conversa com empresários, comerciantes, produtores rurais e cidadãos das mais diversas áreas, fechou o ciclo 2024 deste que é um dos eventos matriz da entidade estrelense. O encontro com o prefeito foi a oitava e última edição da programação anual. E é uma tradição que justamente o fim da temporada traga sempre, para a última conversa com a comunidade, o gestor municipal. "Só tenho que agradecer esta oportunidade e a parceria com a Cacis em muitos projetos. Uma união que não faz bem apenas para um, ou dois lados, mas sim toda uma comunidade, e regional", afirma, ao citar a importância da assistência da Cacis às novas empresas que estão chegando a Estrela. Segundo o prefeito, eram 2.768 empresas cadastradas em janeiro de 2021; e são hoje 4.218.

Números

Na oportunidade que teve para explicações, avaliações e projeções de forma geral, Schneider trouxe muitos números nos mais diversos segmentos de seu governo. Entre estes o avanço de 48 vagas negativas de emprego para 1.538 vagas positivas criadas até outubro de 2024. "Em todas as empresas há cartazes: temos vagas", lembrou, mais de uma vez. O pulo do orçamento municipal de 128 milhões para 218 milhões foi exaltado. "São R$ 100 milhões a mais. Mas gosto de percentual, e isso representa 72% de acréscimo. Acham pouco quando muitos falam em retrocesso, mesmo em meio a tantas tragédias?", questionou, ao ainda elencar os 30 novos loteamentos criados; os 20 km de pavimentação; também R$ 83 milhões de verbas asseguradas somente para a educação na construção de novas escolas e a nova cozinha central. Schneider ainda citou o turno inverso da educação; transporte escolar; Pronto Atendimento 24h (PA+); as mais de 1.483 cirurgias a partir da Traumatologia no município; e os 8,5 hectares deixados para a habitação, classificada por ele como "um desafio".

Futuro

Assim como as novas escolas, o gestor citou os novos postos de saúde e a Feira do Produtor; e projetos também já prontos e encaminhados para uma nova área de eventos. "Vamos também ficar colados à CCR, que já nos garantiu o túnel ligando os bairros Pinheiros e Imigrante", ao agendar, para dia 30 de dezembro, a aguardada inauguração da ponte da São José. Como último legado, quando citou as conquistas das municipalizações da Transantarita; do Porto de Estrela (48 hectares) e do Aeródromo (24 hectares), com orgulho ele anunciou, por parte do Ministério dos Transportes, o edital para a duplicação da pista Aeródromo de Estrela. A pista, hoje com pouco mais de 500 metros, passará a ter 1 km. "Só nós sabemos o que o RS perdeu, durante a enchente, sem poder contar com o aeroporto Salgado Filho. Temos tudo, depois com a pavimentação asfáltica dessa nova pista, para entregarmos não para Estrela, mas sim para o Vale e o RS, um novo aeroporto", disse, para receber aplausos dos presentes e se despedir. "Sucesso a todos e à nossa Estrela."    

 

Temporada 2024

São patrocinadores fixos do evento os sócios Cacis: Sicredi; Launer Química; Nexsul Conectividade; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo; Gardel Imóveis; Dinna; Grupo A Hora; CDL Porto Alegre; Casa Americana Estrela-Lajeado; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira).

Caso tenha interesse em ser patrocinador da temporada 2025, cujo calendário já está sendo acertado, busque informações pelo telefone (51) 3712-1900 e pelo WhatsApp 98465-0021, ou pelo e-mail cacisestrela@cacisestrela.com.br. Para mais detalhes sobre os benefícios de ser sócio Cacis, contatar pelos mesmos números.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu