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Estado define oito pontos de instalação do Free Flow no Vale do Taquari confira onde e valores de cada |
Pórticos de pagamento ficarão em Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Muçum e Vespasiano Corrêa |
Após apresentar aos prefeitos e lideranças regionais a modelagem da concessão de rodovias do Bloco 2, localizadas no Vale do Taquari e região Norte do Estado, o governo do Rio Grande do Sul anunciou os pontos e valores do free flow nas rodovias ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470.
No total, serão R$ 6,7 bilhões, em 30 anos de concessão com a iniciativa privada. A estruturação conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Bloco 2 abrange 32 municípios gaúchos (17,5% da população) e tem um total de 414,91 quilômetros de extensão. A concessão prevê a duplicação de 244 quilômetros e a implementação de 101 quilômetros de terceiras faixas para ampliar a fluidez e a segurança das estradas da região, uma das mais afetadas pelas enchentes de maio desse ano. Atualmente, as rodovias administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) são todas em pistas simples, com alguns trechos com terceiras faixas.
A estruturação dos projetos viários leva em conta obras com foco na resiliência, com 16 pontes em cota elevada e acréscimo de camada drenante nas duplicações, localizadas em áreas afetadas pela enchente. Outras melhorias previstas na concessão são a implementação 323 quilômetros de acostamentos, 73 quilômetros de marginais e 43 passarelas de pedestre, entre outras medidas. Também estão previstos socorro mecânico e médico 24 horas, monitoramento por câmeras e bases de atendimento aos usuários.
Localização dos pórticos free flow
No sistema free flow, diferente das praças de pedágio, são ampliados os números de pórticos ao longo das rodovias para reduzir o valor de cobrança em cada ponto de passagem, promovendo assim uma maior justiça tarifária. O usuário paga conforme o trecho que circulou nas rodovias.
A definição do valor da tarifa também responde a essa lógica. No Bloco 2, o custo do quilômetro, com o aporte de R$ 1,3 bilhão do governo do Estado, equivale a R$ 0,23. Sem esse aporte do Executivo Estadual, o valor do quilômetro seria R$ 0,32, elevando a tarifa final aos usuários.
Nº do Pórtico / Estrada / Km / Local / Valor
- P01 - ERS-128 / Km 18 / Fazenda Vilanova / R$ 3,80
- P02 - ERS-129 / Km 81 / Muçum / R$ 4,00
- P03 - ERS-129 / Km 92 / Vespasiano Correa / R$ 2,30
- P04 - ERS-129 / Km 101 / Dois Lajeados / R$ 2,10
- P05 - ERS-129 / Km 117 / Guaporé / R$ 4,00
- P06 - ERS-129 / Km 139 / Serafina Correa / R$ 4,60
- P07 - ERS-129 / Km 160 / Casca / R$ 3,80
- P08 - ERS-130 / Km 75 / Arroio do Meio / R$ 2,20
- P09 – ERS130 / km 93 / Encantado / R$5,7
- P10 – ERS135 / km 18,44 / Coxilha / R$ 4,80
- P11 - ERS-135 / Km 30 / Sertão / R$ 4,00
- P12 - ERS-135 / Km 46 / Estação / R$ 4,30
- P13 - ERS-135 / Km 65 / Erechim / R$ 4,60
- P14 - ERS-324 / Km 195 / Passo Fundo / R$ 3,70
- P15 - ERS-324 / Km 219 / Marau / R$ 4,50
- P16 - ERS-324 / Km 233 / Vila Maria / R$ 4,90
- P17 - ERS-324 / Km 260 / Casca / R$ 4,20
- P18 - ERS-324 / Km 279 / Nova Bassano / R$ 4,10
- P19 - ERS-324 / Km 288 / Nova Prata / R$ 4,20
- P20 - RSC-453 / Km 10 / Venâncio Aires / R$ 3,80
- P21 RSC453 / km 26 / Cruzeiro do Sul / R$ 3,20
- P22 - RSC-453 / Km 50 / Estrela / R$ 3,70
- P23 – RSC453 / km 70,5 / Boa Vista do Sul / R$ 4,50
- P24 - RSC-453 / Km 86 / Carlos Barbosa / R$ 5,30
Cronograma das duplicações
Os 244 quilômetros de duplicações previstas nas rodovias do Bloco 2 começam a partir do terceiro ano da concessão, com ampliação de 6,4 quilômetros de extensão na ERS-135, 6,6 quilômetros na ERS-324 e 3,3 quilômetros na RSC-453, resultando em 16,2 quilômetros no período.
No quarto ano serão 9,4 quilômetros de duplicações na ERS-130, 9,9 quilômetros na ERS-135 e 9,3 quilômetros na ERS-324. Ao todo, serão 28,5 quilômetros no ano.
O quinto ano da concessão será o de maiores obras de duplicações. Serão 46,7 quilômetros de obras previstas, com 12,3 quilômetros na ERS-135, 10,4 quilômetros na ERS-324 e 24 quilômetros na RSC-453.
O sexto ano terá 6,1 quilômetros na BR-470, 2,4 quilômetros na ERS-129, 5,4 quilômetros na ERS-324 e 12,8 quilômetros na RSC-453, concluindo o período em 26,7 quilômetros.
No sétimo ano estão previstos 6,9 quilômetros na ERS-135, 5 quilômetros na ERS-324 e 15,4 quilômetros na RSC-453, totalizando 27,3 quilômetros.
O oitavo ano terá 32,6 quilômetros de duplicações, sendo 3,7 quilômetros na ERS-128, 8,4 quilômetros na ERS-129, 18,7 quilômetros na ERS-130 e 1,8 quilômetros na ERS-324. O nono ano terá 17,7 quilômetros na ERS-324.
A partir daí, os investimentos serão retomados em duplicações nos anos 13 ao 18, com duplicações em trechos específicos, resultando em 48,8 quilômetros no período.
fonte Rádio Independente