CURIOSIDADES |
Por que baleias vêm ao litoral brasileiro se reproduzir? |
Migração ligada ao ciclo reprodutivo faz do litoral brasileiro um berçário natural para baleias, explica bióloga |
Com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, o litoral brasileiro se torna rota de diferentes espécies de baleias, que migram das águas geladas da Antártida em busca de locais mais quentes e seguros para reprodução e nascimento dos filhotes. A temporada de observação no Brasil, ocorre entre junho e novembro.
As baleias escolhem o litoral brasileiro por conta das condições favoráveis: águas rasas, mornas e protegidas, ideais para o desenvolvimento dos filhotes, que nascem com até metade do tamanho da mãe e são amamentados com leite extremamente rico em gordura.
De acordo com a Britannica School, as baleias são mamíferos e compartilham as características definidoras desse grupo: respiram ar, são de sangue quente, dão à luz filhotes vivos, amamentam seus filhotes com leite e têm pelos. Todas são completamente aquáticas, com adaptações especializadas, como nadadeiras e lobos caudais, para viver na água. As baleias precisam subir regularmente à superfície para respirar, esvaziando os pulmões de forma mais completa do que a maioria dos mamíferos, em uma expiração quase explosiva conhecida como “sopro”. Os sopros são visíveis porque o vapor d’água presente no ar quente da respiração da baleia condensa ao ser expelido.
“A migração das baleias está diretamente ligada ao ciclo reprodutivo. Elas deixam as águas frias e ricas em alimento, onde passam o verão se nutrindo intensamente, e seguem para regiões tropicais, como o litoral brasileiro, buscando ambientes mais seguros e quentes para o acasalamento, nascimento e cuidado dos filhotes. É um deslocamento de milhares de quilômetros, fundamental para a sobrevivência da espécie e para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos: um lembrete da importância de preservar esses ambientes para garantir sua continuidade” explica Solange Petrosino, Bióloga e Diretora de Sucesso do Cliente na Britannica Education.
O litoral brasileiro oferece cenários privilegiados para o avistamento de baleias ao longo da temporada. No Sudeste, Ilhabela (SP) tem se consolidado como um dos principais pontos de observação. No Nordeste, os litorais da Bahia e do Espírito Santo recebem um grande número de jubartes.
Fonte: Encyclopædia Britannica. (n.d.). whale. Britannica School.
Sobre a Britannica Education
A Britannica Education é a divisão educacional da Encyclopædia Britannica, dedicada a transformar o aprendizado por meio de soluções inovadoras baseadas em tecnologia. Com mais de 250 anos de expertise na produção de conteúdo editorial, a empresa consolidou-se como referência global em educação digital, oferecendo plataformas interativas e conteúdos seguros para instituições de ensino, educadores e alunos em todo o mundo.
No Brasil, a Britannica Education desenvolve soluções alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo materiais educativos adaptados às necessidades do ensino local. Suas plataformas atendem escolas públicas e privadas, incluindo a rede estadual de Minas Gerais, que disponibiliza acesso às soluções da Britannica para 1,6 milhão de alunos. Além disso, parcerias com instituições como a Rede CNA e o Grupo Eleva, Pueridomus e Avenues reforçam seu compromisso com a educação de qualidade. A empresa também investe no letramento digital de educadores, promovendo capacitações para o uso eficiente da tecnologia na sala de aula.
Com um legado de inovação e compromisso com a excelência, a Britannica Education segue ampliando seu impacto na educação global, garantindo acesso a conhecimento seguro, profundo e confiável e promovendo a transformação digital do ensino.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |