GERAL
Falta de mão de obra é destaque na reunião mensal da diretoria da CDL Lajeado
   

Por Simone Rockenbach
30/07/2025 15h00

A escassez de mão de obra qualificada foi o principal tema debatido na reunião mensal da diretoria da CDL Lajeado, realizada nesta terça-feira (29), na sede da entidade. O encontro contou com a presença da diretora da Acil, Janaína Schneider, que apresentou os dados de uma pesquisa conduzida pela associação entre os dias 6 e 30 de junho. O levantamento teve como objetivo avaliar o cenário atual das empresas da região e os desafios enfrentados na contratação de novos colaboradores.

Segundo Janaína, 77 empresas participaram da pesquisa, sendo que 80% delas afirmaram estar com vagas em aberto no momento da consulta. Os principais obstáculos para o preenchimento dessas vagas, conforme apontado pelos respondentes, incluem a falta de qualificação técnica e comportamental, o excesso de benefícios sociais, a inflexibilidade dos turnos e a exigência de trabalho aos sábados, entre outros fatores. Os setores com maior demanda por trabalhadores são, respectivamente, a indústria, o comércio, a construção civil e os serviços. “É meio que um buraco negro. Não existem soluções simples para problemas complexos, e esse é um problema muito complexo, que não atinge somente Lajeado”, destacou Janaína Schneider.

A partir disso, os diretores da CDL Lajeado debateram os dados apresentados e refletiram sobre possíveis caminhos para enfrentar o problema. Entre as sugestões, está a ampliação do debate com outros setores da sociedade, como o Fórum das Entidades, e a escuta ativa também do ponto de vista dos trabalhadores, a fim de confrontar as percepções dos empregadores com as experiências dos profissionais. A presidente Giselda Hahn reforçou a importância de parcerias para buscar soluções conjuntas. “A gente precisa fazer essas parcerias. Tem um problema específico, que é empresarial, mas tem todo um outro problema de infraestrutura que não vai depender só da gente”, pontuou.

A reunião também abordou outras pautas relevantes para a região. Entre elas, demandas que serão levadas à Federasul, como a necessidade da construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari. Além disso, a diretoria aprovou o ingresso da CDL Lajeado e de seus associados em uma campanha de estímulo às vendas liderada pela CDL Porto Alegre, prevista para ocorrer em setembro. O grupo ainda tratou da agenda de capacitações da entidade, com destaque para o próximo Happy Hour do Empresário, que ocorrerá no dia 12 de agosto.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu