GERAL
Ponte dos Vales dá passo decisivo: Daer abre seleção para empresa responsável pela construção da nova travessia entre Estrela e Cruzeiro do Sul
   
Com investimento estimado em R$ 358 milhões, megaprojeto promete conectar os Vales e trazer mais segurança, desenvolvimento e esperança à região atingida pelas enchentes

Por Adriana Müller Lara
08/10/2025 14h45

O projeto da tão aguardada Ponte dos Vales, que ligará Estrela a Cruzeiro do Sul, deu um passo decisivo nesta terça-feira (7). O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS) abriu o chamamento público para empresas interessadas em participar do processo de contratação direta da obra — um dos empreendimentos de infraestrutura mais esperados do Rio Grande do Sul.

As empresas interessadas têm até esta quinta-feira (9) para apresentar a documentação necessária e se habilitar à execução da obra, que prevê regime de contratação integrada (RCI), ou seja, a empresa contratada será responsável por todos os estudos, projetos e execução da ponte.

Uma ponte símbolo de reconstrução e futuro

Com 1.260 metros de extensão e investimentos que ultrapassam R$ 358 milhões, a Ponte dos Vales promete ser um marco da reconstrução pós-enchentes e um símbolo de integração entre os Vales do Taquari e Rio Pardo.
A nova estrutura será erguida dois metros acima da última grande cheia do Rio Taquari, atingindo a cota 35,6 metros, o que garante maior segurança e resistência a eventos climáticos extremos.

Além da ponte, o projeto inclui a elevação e adequação das vias de acesso, totalizando 3.120 metros de infraestrutura viária, conectando a Transantarita (ERS-129), pelo Bairro Chacrinha, em Estrela à ERS-130, no Bairro Zwirtes (Cruzeiro do Sul).

O prazo de execução da obra é estimado em 18 meses, com previsão de início nos primeiros dias de 2026, logo após a conclusão do processo de contratação, que deve ocorrer até dezembro deste ano.

Como funciona o processo de seleção

As empresas interessadas devem apresentar comprovação de capacidade técnica e operacional, além de regularidade jurídica, fiscal, social e trabalhista e saúde financeira comprovada. Após a análise da documentação, as candidatas qualificadas receberão o convite para apresentar propostas, que serão avaliadas antes da assinatura do contrato final.

Com informações e Rádio Independente

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu