TURISMO & VIAGEM
Vale do Taquari destaca seu potencial turístico de natureza e cria espaço para novas experiências
   

Por Jéssica Koch
23/10/2025 14h53

O Vale do Taquari foi o local escolhido para mostrar o que a região tem de melhor em turismo de natureza durante o 3º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso e o 8º Seminário Estadual de Turismo de Natureza, realizados entre os dias 18 e 22 de outubro, em Lajeado. O evento não apenas reuniu gestores públicos, guias de turismo, condutores ambientais, acadêmicos e empreendedores de todo o Estado, mas também evidenciou iniciativas locais que se tornaram referência, como o Perau do Facão, um modelo de turismo de natureza que alia aventura, educação ambiental e desenvolvimento regional.

Durante os dias de atividades, o seminário e o simpósio ofereceram palestras, painéis, oficinas e vivências práticas que abordaram desde o uso público responsável de áreas naturais até estratégias de manejo, qualificação profissional e governança territorial. Os participantes puderam conhecer de perto experiências inspiradoras e discutir caminhos para consolidar o turismo de natureza como motor de desenvolvimento e valorização das comunidades do Vale do Taquari.

Valdacir Bresciani, sócio-proprietário do Perau do Facão, destacou a importância de participar do evento.  “Foi uma grande satisfação participar como painelista no Seminário e poder contribuir um pouco com o nosso modelo de gestão no turismo de natureza. Com tantos assuntos apresentados por grandes profissionais e empreendimentos que são referência, saímos do evento com uma grande bagagem de aprendizado e mais do que isso, inspirados em aplicar e aperfeiçoar cada vez mais nosso empreendimento, melhorar nossos processos, inovar e cada vez mais oferecer novas experiências aos nossos clientes”. 

Carta aberta ao turismo de natureza do RS

Durante o encontro, foi construída de forma colaborativa a Carta aberta ao turismo de natureza do RS, documento que reúne diretrizes, compromissos e propostas para o fortalecimento do turismo de natureza e das trilhas de longo curso no Rio Grande do Sul.  A carta reforça a necessidade de planejamento integrado entre o Estado e os municípios, incentivo à capacitação de guias e condutores, investimentos em infraestrutura sustentável e a valorização das comunidades locais como protagonistas do processo turístico. Também destaca a importância de manter e ampliar a articulação entre Estado, municípios e entidades representativas, garantindo continuidade às ações iniciadas durante o seminário.

“O evento contribuiu de forma significativa para a sensibilização do setor. Além do Vale do Taquari se destacar cada vez mais a nível estadual e ao mesmo tempo ter a oportunidade de sediar eventos como esse. A carta aberta vem para sugerir ações aliadas a políticas públicas para organização do segmento. Sem dúvida, é um momento histórico para o Vale que a partir de agora, além de despertar para uma maior organização, está conectado com entidades que buscam promover segmentos dentro do setor, contribuindo para o desenvolvimento do turismo de natureza”, destacou Vanesa Spindler, secretária executiva da Amturvales e presidente da ABBTUR - RS. 

Avaliação positiva e perspectivas futuras

Durante o encerramento, Álvaro Machado, coordenador de Segmentação da Setur/RS, avaliou o evento de forma positiva, destacando seu papel na retomada das discussões e conexões sobre o turismo de natureza no Estado. Segundo ele, a diversidade e profundidade dos temas apresentados demonstraram a força e o potencial do segmento.

Machado ressaltou ainda a importância de manter essa troca permanente de experiências e boas práticas entre gestores, condutores e comunidades locais. Para ele, a realização do evento no Vale do Taquari foi especialmente significativa e marca um novo ciclo para o setor. “Espero que possamos chegar em 2026 realizando o nono Seminário Estadual de Turismo de Natureza, ampliando ainda mais esse grupo comprometido com o turismo sustentável e de qualidade”.

Para Luciano Soares, presidente da Rede Gaúcha de Trilhas e diretor de Geotecnologia da Rede Brasileira de Trilhas, o evento em Lajeado representou um marco para o turismo de natureza no Estado. Segundo ele, o 3º Simpósio Gaúcho de Trilhas e o 8º Seminário Estadual de Turismo de Natureza, realizados em parceria entre Rede Gaúcha de Trilhas, ABBTUR, Amturvales e ABETA, com apoio da Setur e Sema, culminaram no lançamento estratégico dos Caminhos do Vale do Taquari, integrando o Rio Grande do Sul à rede nacional de trilhas de longo curso.

Soares destacou que o encontro trouxe para a região profissionais e modalidades ligadas às atividades de natureza, consolidando o projeto como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do turismo, a geração de oportunidades de emprego e renda, e a preservação ambiental. O sucesso da ação, segundo ele, reforça a importância de seguir em parceria com todos os municípios, trilhando juntos o caminho do desenvolvimento sustentável.

Para Evandro Schütz, gerente técnico da ABETA, o Seminário representou um marco necessário para o turismo de natureza no Estado. Ele destacou que o encontro simbolizou o resgate de mais de duas décadas sem um espaço estadual de debate sobre o tema e reforçou a consolidação de um setor em plena evolução. Segundo Schütz, o evento proporcionou uma visão abrangente sobre as tendências, iniciativas e cases de sucesso do segmento, além de reafirmar a importância de um posicionamento firme em políticas públicas voltadas ao turismo de natureza.

“A partir das reflexões trazidas, especialmente na palestra da pesquisadora Jacqueline Gil, ficou evidente que o turismo de natureza não é mais uma tendência, mas uma necessidade. Ele representa uma vertente econômica capaz de contribuir para o desenvolvimento social, a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas”, ressaltou.

A realização do evento no Vale do Taquari, nos consolida como um território de vocação natural para o turismo de natureza, unindo paisagens, hospitalidade e experiências autênticas. A troca de conhecimento, a articulação entre os municípios e o reconhecimento estadual reforçam o posicionamento da região como referência em turismo sustentável e integrado, abrindo caminho para novos projetos, investimentos e oportunidades de desenvolvimento.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu