GERAL
Dia decisivo para o descarte correto de resíduos conta outra vez com apoio da Cacis Estrela
   
Segunda edição no ano do Dia D – Descarte pretende mais uma vez oportunizar a destinação correta de resíduos especiais, muitos dos quais nem sempre o cidadão sabe como se desfazer

Por Rodrigo Angeli
19/11/2025 16h31

Conscientização e responsabilidade ambiental voltarão a mobilizar cidadãos estrelenses conscientes de suas responsabilidades para com o futuro do mundo. O motivo disto será a 11ª edição do "Dia D – Descarte", agendado para este sábado (22) pela manhã, das 9h às 11h30min, na Praça Menna Barreto. Será a segunda edição do ano da ação, e mais uma em formato drive-thru. A comunidade poderá realizar o descarte adequado de materiais eletrônicos, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas e vidros, itens que não devem ser enviados ao lixo comum por apresentarem riscos ambientais e à saúde pública.

 Organizada pelo município de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Sala Verde Manoel Pontes Ribeiro Filho, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Sustentabilidade (Seplas) – Departamento de Meio Ambiente, o evento já é uma das principais iniciativas neste contexto, sendo que já são muitos os participantes tradicionais que aguardam por esta oportunidade para se desfazerem dos específicos materiais. O evento conta novamente com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, que mobiliza associados e a comunidade para participar do evento.

 

Destinação correta e impacto positivo

Uma das propostas que se mantém é a ação formato drive-thru, facilitando a entrega dos materiais e garantindo mais agilidade ao processo daqueles que possuem menor quantidade. A separação prévia de materiais eletrônicos, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas e vidros, itens que não devem ser enviados ao lixo comum, facilita a proposta. "A importância da Cacis para o sucesso da ação é sempre fundamental, principalmente quando mobiliza seus associados e a comunidade em qual está inserida, para destinarem seus resíduos especiais, junto ao Dia D", explica a engenheira ambiental Luana Hermes, coordenadora da Sala Verde, organizadora da ação.

A ação pretende mais uma vez reforçar o compromisso coletivo com a sustentabilidade. "O cuidado para com esta destinação correta é sempre motivo de cuidado em nossos eventos. Mas já alertamos ao longo dos últimos dias aos nossos associados quanto à ação e vamos ressaltar o pedido para que a mobilização traga mais uma vez excelentes resultados, como ocorreu na edição de julho", Cristina Maria Ferreira, da Cacis. Na primeira edição do ano, foram recolhidos 45 litros de óleo de cozinha; 470 quilos de eletrônicos e pilhas; 250 quilos de vidro e 17 quilos de lâmpadas. Números que de forma geral superaram os da última edição de 2024 segundo a organização.      

Destino

Assim como em edições anteriores, os materiais recolhidos serão encaminhados às empresas especializadas e responsáveis pela destinação adequada: Reciclus, Grupo Fasa e Moraes e Maia. Para a Cacis Estrela, iniciativas como esta fortalecem a cultura de responsabilidade ambiental entre empresas, trabalhadores e consumidores, ampliando o cuidado com o descarte e estimulando boas práticas no dia a dia.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu