GERAL
O mais ou menos... é menos, ressalta Ismael Bianchetti em Reunião-Almoço da Cacis
   
Palestra com o gestor, professor universitário e administrador de empresas fechou o ciclo anual dos tradicionais encontros propondo uma reflexão quanto à rotina empresarial, comercial e humana atualmente

Por Rodrigo Angeli
01/12/2025 14h22

Mais uma vez com grande participação de múltiplas lideranças da comunidade estrelense e região, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) fechou, nesta sexta-feira (28), a temporada 2025 de suas Reuniões-Almoço (RAs). O tradicional evento da entidade contou desta vez com a explanação do professor universitário e administrador de empresas Ismael Bianchetti, especialista em gestão comercial, marketing e vendas, com a palestra tema "O básico bem-feito é excelente – a cultura da excelência que faz o simples ser extraordinário."

Na oitava edição do ano, Bianchetti propôs aos mais de 140 participantes presentes na Società Italiana Fiori dei Piani uma reflexão sobre a real necessidade de se complicar as coisas antes de se fazer o básico. "O que faz o simples ser extraordinário?", questionou, antes de fazer os primeiros apontamentos. "Será que na correria para inovar, você não está esquecendo de fazer bem o básico? Quantas oportunidades você já perdeu por não cuidar do simples?", indagou ele outra vez. "Mais ou menos... é menos. Ou você faz bem-feito ou assiste alguém fazer no seu lugar", frisou ele, ao reforçar um modelo de atuação que leva muitos negócios e relações ao fracasso.

Atenção ao cliente e rotinas

Com MBA em Gestão Comercial, Bianchetti veio a convite das empresas sócias da Cacis, Confiança Joias, Relógios e Óptica e Confiança Joias Atacado. Ele apontou diversos preceitos básicos que erroneamente são esquecidos no dia a dia empresarial, comercial e humano. "A experiência do cliente é o centro de qualquer estratégia de negócio bem-sucedida, seja no mundo online ou offline. Os consumidores, clientes, enfim, querem experiências mais gratificantes", frisou, antes de trazer alguns reflexos disso: 92% dos consumidores dizem que uma experiência positiva de atendimento aumenta a probabilidade de eles fazerem outra compra; 56% dos clientes que ficam satisfeitos recomendam a marca para outras pessoas; e 61% dos clientes recorrem a um concorrente após uma experiência de compra ruim.

Erros e caminhos

Para tanto, em uma dinâmica explanação, Bianchetti trouxe questões simples que podem justamente induzir a falhas neste sistema, como não cumprir o que se promete; vender o que se não se tem no estoque; atender com má vontade; prometer prazo e não cumprir, assim como deixar de dar o retorno prometido, ou mesmo marketing apagado e não fazer um acompanhamento pós-venda. "Falta de treinamento, objetividade, organização, esperar que as pessoas e, também sua equipe, adivinhem as coisas levam a isso", ensinou. "É preciso sair do 'achômetro'. Aprimorar o sistema de informação do negócio e se dedicar na compreensão dos dados para a tomada de decisão é fundamental. Planejamento e organização, foco, adaptabilidade, disciplina, constância e qualificação são ações chave neste cenário", reforçou ele, que para fechar a palestra usou uma frase de Charles Darwin. "Não sobrevive o mais forte, mas o que melhor se adapta às mudanças."

Apoio institucional

São patrocinadores fixos das RAs em 2025 os sócios Cacis: Altari; Brasilata; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Casa Americana Estrela-Lajeado; CDL Porto Alegre; Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira); Dinna; Eidt Empreendimentos Imobiliários; Gardel Imóveis; Grupo A Hora; Grupo Medical San; Launer Química; Nexsul Conectividade; Falara – Gestão de Marcas; RSData software de sst; Sicredi;  Tecnosom – produções e eventos; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo. Os mesmos entram como parceiros em outras iniciativas da entidade, entre as quais o "Capacita Cacis"; "Cafés Empresariais" e "Happy Hour". O pacote de patrocínios para 2026 já está aberto a renovações e adesões.

Sobre as vantagens de ser sócio Cacis, contatar a entidade pelo telefone (51) 3712-1900 e pelo WhatsApp 98633-0021, ou ainda pelo e-mail cacisestrela@cacisestrela.com.br

 

Histórico anual

A palestra "O básico bem-feito é excelente – a cultura da excelência que faz o simples ser extraordinário", de Ismael Binchetti, fechou o ciclo de encontros das RAs de 2025, iniciada em março, quando a prefeita de Estrela, Carine Schwingel, tratou do "Desenvolvimento Socioeconômico: parcerias para crescer." Com o tema "A segurança em Estrela: um compromisso de todos", membros da Associação Estrelense Pró-Segurança Pública (Aespro) contextualizaram o papel da entidade neste universo. Na sequência, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Rogério Luiz Balbinot, tratou da "conformidade das empresas com o eSocial e as normas da Segurança e Saúde do Trabalho (SST)".   

Já no segundo semestre, o conselheiro de Administração e Diretor Geral do Grupo Medical San, Fernando Röhsig, trabalhou o cenário econômico oriental em "Uma jornada de governança na China." Por sua vez, o advogado especialista em Direito Tributário, Diogo Vidor, abordou a temática "Quais reformas tributárias? As consequências destas mudanças na atividade produtiva e no patrimônio da família empresária." Na sequência, o professor e especialista em Tecnologia da Informação (TI), Edson Ahlert, trabalhou "A Inteligência Artificial (IA) aplicada aos negócios: criatividade e inovação geram vantagem competitiva." Ainda, o empresário e escritor Gustavo Bozetti, representante da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind no RS, propôs uma reflexão sobre a pauta "Prosperar – o sucesso é silencioso; o fracasso é barulhento."

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu