TURISMO & VIAGEM
Arvorezinha fortalece política pública de turismo com desmembramento de secretarias e criação de sede própria
   
Secretaria de Turismo ganha estrutura própria para ampliar ações, fomentar parcerias e melhorar o atendimento aos visitantes

Por Jéssica Koch
04/12/2025 14h43

O Município de Arvorezinha deu mais um passo importante para consolidar o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. A nova estrutura administrativa, instituída pela Lei nº 3862/2025, estabelece o desmembramento das Secretarias de Cultura e Turismo e cria a sede própria da Secretaria de Turismo, ampliando a capacidade de atuação, planejamento e atendimento ao público.

Segundo a Primeira-Dama do Município, Sediane Dall’Agnol Roman, que também atua como Diretora-Geral da AAMoinhos e 2ª Secretária da Amturvales, a decisão reflete uma necessidade real e urgente. “O desmembramento das secretarias foi motivado pela crescente necessidade de planejar, sugerir e implantar políticas municipais de apoio e incentivo ao desenvolvimento da atividade turística. Nossa região vive um boom turístico, e é urgente que o poder público dê suporte às atividades do setor”, destaca.

A Secretaria de Turismo passa a contar com equipe técnica específica e setores dedicados ao desenvolvimento de projetos, planejamento de eventos, comercialização turística e paisagismo, conforme previsto no Capítulo XI da legislação. Entre as funções prioritárias da pasta, estão: planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas às potencialidades turísticas do município; promover a divulgação do potencial turístico e desenvolver propostas de comercialização;  valorizar a identidade local e garantir sustentabilidade às atividades culturais e turísticas;  fomentar parcerias entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil; captar recursos financeiros, técnicos e materiais para infraestrutura turística;  manter instrumentos de monitoramento e avaliação contínua das ações, além de desenvolver campanhas de conscientização sobre o turismo como atividade sustentável.

Para Sediane, a criação da sede própria permitirá oferecer melhor atendimento aos visitantes e fortalecer a relação com empreendedores e moradores. “A nova estrutura pretende qualificar os serviços de informações ao visitante, ampliar o acesso a mapas, rotas e orientações sobre atrações e serviços locais. Além disso, buscamos qualificar servidores e prestadores de serviços turísticos, melhorar a acessibilidade, a mobilidade urbana e a sinalização. A comunicação também será reforçada com campanhas estratégicas que destaquem nossos diferenciais e atrativos exclusivos”, explica.

A reorganização administrativa tem impacto direto na economia local e cria um novo ambiente de oportunidades. “O impacto econômico é extremamente positivo, principalmente na geração de emprego e renda e na movimentação financeira de diversos setores. O fortalecimento do turismo estimula investimentos e melhorias na infraestrutura urbana, beneficiando toda a comunidade. Além disso, eleva a autoestima do cidadão, valoriza o sentimento de pertencimento e reforça a importância do nosso patrimônio histórico, cultural e natural”, completa.

Com sede própria, a Secretaria de Turismo passa a operar como um centro articulador de iniciativas, promovendo integração regional e ampliando a presença de Arvorezinha no mapa turístico do Vale do Taquari e do Estado. A medida consolida o compromisso da administração municipal em transformar o turismo em um dos mais fortes eixos de desenvolvimento do município.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu