|
GERAL |
|
SEGURANÇA PÚBLICA RS confirma repasse de R$ 5,5 milhões para nova sede da BM em Estrela |
| Investimento do Plano Rio Grande viabiliza obra em área cedida pelo Município projeto será executado pela Secretaria de Segurança Pública |
O Diário Oficial do Estado trouxe, em sua edição desta quinta-feira, 11, a confirmação para a construção da nova sede da Brigada Militar (BM) de Estrela. O projeto integra o Plano Rio Grande no eixo “RS do Futuro”, com recursos do CFundo do Plano Rio Grande (Funrigs), já vinculados ao programa de reestruturação das forças de segurança. O investimento é de R$ 5.542.333,00 e o projeto será executado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em uma área central doada pelo Município de Estrela.
A área destinada ao empreendimento está localizada no Bairro Boa União e foi cedida pelo Município ao Estado, por solicitação da Brigada Militar ao município. O terreno colocará a sede da BM em uma região central do mapa de Estrela, com acesso às rodovias RSC-453, ERS-129 e BR-386, assim como a área central do município. A prefeita Carine Schwingel ressalta que a instalação da BM consolida um processo estratégico de reorganização urbana, preservação da segurança operacional e fortalecimento da política pública de proteção social. “O Município de Estrela agiu com rapidez e responsabilidade ao garantir uma área segura, ampla e com todas as condições para o início imediato do projeto. Essa decisão demonstra a capilaridade da gestão e a articulação política junto ao governo do Estado”, explica a prefeita ao agradecer ao vice-governador do Estado, Gabriel Souza, por ter encaminahado a demana junto ao governador Eduardo Leite e à ao secretário Estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.
A presidente da Associação Estrelense Pró-Segurança Pública (Aespro), Elaine Goergen Strehl acrescenta que a articulação foi construída de forma permanente ao longo dos últimos meses, envolvendo diferentes instâncias estaduais e entidades. “Trabalhamos de forma contínua para que este investimento se consolidasse. É uma vitória coletiva construída com diálogo, técnica e foco no interesse público”, afirma Elaine.
O novo prédio que será destinado à BM, segundo a prefeita, corrige uma fragilidade histórica e reforça a resiliência da rede pública local. “Estamos superando uma etapa difícil. A confirmação do investimento mostra que o Estado compreende nossas prioridades, reconhece o impacto da catástrofe de 2024 e reafirma seu compromisso com Estrela e com a proteção de quem vive aqui.”
Fora da inundação
A antiga sede da Brigada Militar, localizada na Rua Coronel Brito, ficava em área alagável e teve sua estrutura severamente comprometida durante os eventos climáticos de maio de 2024. Desde então, o efetivo atua provisoriamente no prédio do Institudo Nacional de Seguro Social (INSS), na Avenida Rio Branco. O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Vale do Taquari (CRPO-VT), coronel Samaroni Teixeira Zappe, destaca a dimensão do impacto causado pelas enchentes e a relevância da decisão institucional tomada pelo Município. “A sede da Brigada Militar em Estrela foi severamente atingida, danificando o quartel e deixando-o sem condições de uso, o que nos forçou a buscar um endereço provisório junto ao INSS”, afirma.
Ele ressalta que a escolha do novo terreno foi decisiva para avançar na reconstrução, sobretudo, para a operação da Brigada Militar no município. “A destinação do local pela prefeita em área fora da cota de inundação foi passo fundamental para buscarmos os recursos do Funrigs e viabilizar o projeto. A liberação do recurso representa a certeza da construção de um novo quartel em local seguro, que aprimora o serviço de segurança pública e elimina o risco de descontinuidade em caso de novas inundações”, complementa.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |





