VARIEDADES
Dakila está no Carnaval de Manaus 2026 entrará no Sambão do Povo (Sambódromo de Manaus) com o samba-enredo ‘Anunnaki – Senhores da Origem, Guardiões do Saber e da Transformação’
   
O intérprete da Meninos Levados será o carioca Léo Simpatia, reconhecido pela sua presença marcante nos desfiles e por conduzir sambas com grande energia e carisma

Por Mariana Schumann
12/02/2026 15h06

A Escola de Samba Meninos Levados, entre outras 70 agremiações, entrará no Sambão do Povo (Sambódromo de Manaus) com o samba-enredo ‘Anunnaki – Senhores da Origem, Guardiões do Saber e da Transformação’ em homenagem à Dakila Pesquisas. É a exaltação do nome de Dakila no Carnaval de Manaus, considerado um dos maiores carnavais do Brasil — ficando atrás apenas dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo em termos de relevância e público — e uma oportunidade de levar sua mensagem numa levada contagiante, além de plantar sementes de conhecimento ao mundo através da manifestação cultural e da musicalidade.

A Meninos Levados, que garantiu seu lugar no Grupo A após conquistar o acesso por meio de uma campanha vitoriosa em anos recentes, representa a energia e tradição dos carnavais populares da capital amazonense.

O desfile está marcado para sexta-feira, 13 de fevereiro, com a Meninos Levados entrando na avenida às 02h50, sendo a última escola a desfilar pelo Grupo de Acesso A no Sambódromo de Manaus.

O samba-enredo questiona “será que eles vão voltar?” – uma referência as divindades e aos Anunnakis – que do céu vieram em busca de ouro e dá a idéia de que somos herança dessa civilização ancestral. Mais do que isso, a letra enaltece Dakila Pesquisas como uma instituição dedicada a revelar verdades que teriam sido ocultadas da humanidade — motivando igualmente o público a conhecer Zigurats, a cidade que está sendo construída no Mato Grosso do Sul como parte deste movimento de conhecimento e conexão cultural.

O intérprete da Meninos Levados será o carioca Léo Simpatia, reconhecido pela sua presença marcante nos desfiles e por conduzir sambas com grande energia e carisma. Os compositores da obra são: Roney Cruz, Paulino Braga, Pedro Lucena, Rodrigo Fróes, Hudson Santana, Betinho Filho, Jair Tapajós, Sandro Romero, Goutier Rodrigues, Wanderley Freitas e Pamela Pietra.

Será, realmente, um Carnaval de descobertas, aventuras, inovações e conquistas, vibrando em energia, harmonia, alegria e afeto — uma celebração que une tradição cultural à missão de amplificar mensagens e propósitos para além da avenida. Nesta edição a equipe coordenadora de Dakila Pesquisas não estará na avenida de Manaus em função de outros compromissos e envolvimentos com pesquisas.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), tem reforçado o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento da economia criativa ao fomentar o Carnaval de Rua 2026, com repasses e apoio que ajudam na estruturação dos desfiles, produção de fantasias, alegorias e infraestrutura geral.

O diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, destacou a importância do Carnaval de Rua como uma das maiores manifestações culturais da capital e um forte impulsionador da economia local — movimentando desde o turismo e comércio até serviços criativos.

Você pode acompanhar os desfiles de Manaus, incluindo o da Meninos Levados com o samba-enredo em homenagem à Dakila, através da TV Encontro das Águas (no YouTube) e da TV A Crítica (YouTube e Instagram), que estão transmitindo o evento ao vivo.

 

SERVIÇO:

Samba-enredo ‘Anunnaki – Senhores da Origem, Guardiões do Saber e da Transformação’ em homenagem à Dakila Pesquisas

Escola de Samba Meninos Levados

Compositores: Roney Cruz, Paulino Braga, Pedro Lucena, Rodrigo Fróes, Hudson Santana, Betinho Filho, Jair Tapajós, Sandro Romero, Goutier Rodrigues, Wanderley Freitas e Pamela Pietra.

Intéprete: Léo Simpatia

Desfile: sexta-feira, 13 de fevereiro, na avenida às 02h50; última escola a desfilar pelo Grupo de Acesso A no Sambódromo Sambão do Povo, de Manaus

Transmissão: TV Encontro das Águas (no YouTube) e da TV A Crítica (YouTube e Instagram)

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu