GERAL
Santa Clara do Sul empossa nova Procuradora da Mulher e fortalece rede de proteção
   
Nesta sexta-feira, no Salão de Atos da Prefeitura de Santa Clara do Sul, ocorreu o ato solene de posse da nova Procuradora da Mulher do município, a advogada Carla Barzotto

Por Jônatas dos Santos
13/02/2026 18h01

Nesta sexta-feira, no Salão de Atos da Prefeitura de Santa Clara do Sul, ocorreu o ato solene de posse da nova Procuradora da Mulher do município, a advogada Carla Barzotto.

A cerimônia contou com a presença da Secretária Estadual da Mulher, Fábia Richter, além de autoridades municipais e profissionais da rede de apoio. O momento reuniu mulheres e homens em um ato de reflexão e compromisso coletivo, também marcado pela memória de Juliane Schuster, vítima de feminicídio no Rio Grande do Sul, reforçando a necessidade permanente de ações concretas de prevenção, proteção e acolhimento.

Também estiveram presentes à solenidade o pai, o irmão e o tio da vítima, os senhores Alceu, Jardel e João Schuster, respectivamente, em um momento de profunda emoção e respeito à memória de Juliane.

Durante sua manifestação, a Secretária Estadual da Mulher destacou a importância do protagonismo dos municípios na proteção às mulheres e reforçou o papel do Estado como parceiro nesta construção. “Peço o apoio do prefeito para que outras prefeituras do Estado também tenham essa mesma consciência e ampliem ou criem suas próprias redes de proteção. O Estado será um grande parceiro na defesa das mulheres”, ressaltou.

O prefeito Márcio Haas também destacou a importância do engajamento coletivo no enfrentamento à violência contra a mulher. “É preciso que os homens se conscientizem de que também têm responsabilidade nesse processo, denunciando outros homens que estejam tentando abusar ou praticar violência contra uma mulher. E que as mulheres tenham, no canal da Ouvidoria da Mulher, um espaço seguro para fazer a sua denúncia”, afirmou.

Já a Procuradora da Mulher, Carla Barzotto, ressaltou o compromisso institucional com a proteção e o acolhimento das mulheres, destacando o respeito à dor das vítimas e de seus familiares. “O município não está se apropriando do luto e da dor da família, mas sim ressignificando este ato covarde e transformando-o em mais uma engrenagem para o apoio de todas as mulheres”, declarou.

A Procuradoria da Mulher nasce como um importante instrumento institucional de defesa dos direitos das mulheres, com a finalidade de facilitar a comunicação de casos de violência, acompanhar as situações registradas e realizar o encaminhamento aos profissionais da rede de atendimento, buscando evitar que episódios como este voltem a ocorrer.

Junto à criação do órgão, o município também está implementando a Ouvidoria da Mulher, que será um canal exclusivo, sigiloso e seguro para o recebimento de denúncias. O serviço terá acompanhamento direto da Procuradora da Mulher empossada, garantindo maior agilidade, acolhimento qualificado e integração com a rede de proteção.

A Administração Municipal reafirma, com a iniciativa, o compromisso com políticas públicas efetivas de proteção às mulheres, fortalecimento da rede de atendimento e promoção de uma sociedade mais segura e justa.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu