TURISMO & VIAGEM
Retrofit de mais de R$ 2 milhões reposiciona hotel da Rede Swan em Caxias do Sul
   
Conclusão da primeira fase da modernização articula espaços, tecnologia e serviços para um novo padrão atento à funcionalidade e à experiência

Por Pedro Alencastro e Mariana Schumann
13/05/2026 17h47

A Rede Swan inicia o mês de maio com a conclusão da primeira fase de um movimento que está redesenhando a sua unidade em Caxias do Sul, por dentro e por fora. Com investimento superior a R$ 2 milhões, o projeto do retrofit é assinado pelo arquiteto Francisco Tubino, com a curadoria de Gabriela Schwan. A intervenção começou a ser executada em dezembro de 2025, com o objetivo de requalificação envolvendo modernização da infraestrutura, tecnologia e serviços. 

O lobby, por exemplo, foi reconcebido, assumindo o papel de ponto de chegada mais fluido e contemporâneo. Nos apartamentos, 30 unidades passaram por uma transformação completa e inauguram uma categoria superior, com foco em conforto ampliado e atualização estética e funcional. 

“O retrofit é uma forma de manter o hotel em sintonia com o tempo, acompanhando a dinâmica econômica muito ativa de Caxias do Sul o que exige uma hotelaria preparada para acompanhar esse ritmo. O investimento realizado responde a essa demanda, qualificando a estrutura e ampliando nossa capacidade de atendimento à diversidade de público que recebemos”, detalha o diretor geral, Paulo Schwan. 

O gerente do Swan Caxias do Sul, Gabriel Berteli, acrescenta que o retrofit também reposiciona áreas estratégicas da operação. O restaurante, com melhorias voltadas especialmente ao café da manhã, ampliou sua presença ao incorporar o período noturno, assim como o bar, criando novas possibilidades de uso, permanência e conveniência aos hóspedes e público em geral. 

Conforme Gabriel Berteli, a academia, salas de eventos e piscina também entraram no mesmo movimento de requalificação, ajustando o hotel a uma rotina mais híbrida, que combina negócios, encontros e estadias mais flexíveis. 

O projeto também inclui melhorias de conectividade, modernização de sistemas e reforço da infraestrutura digital, acompanhando uma demanda que deixou de ser diferencial e passou a ser premissa. Em paralelo, o retrofit contemplou soluções inspiradas na biofilia e escolhas de materiais que apontam para uma ambiência mais equilibrada, onde o bem-estar passa a ser percebido no uso. 

“Esse retrofit não encerra um ciclo, inaugura um novo momento. A partir daqui, o hotel ganha mais fôlego para crescer junto com a cidade”, observa o diretor geral da Rede Swan de Hotéis, Paulo Schwan, sobre o empreendimento inaugurado no município em 2003. Ele adianta que a segunda fase do retrofit irá contemplar melhorias de implementação de tecnologia e equipamentos,  além de um reposicionamento da gastronomia do hotel. 

Sobre a Rede Swan Hotéis 

Fundada em 6 de abril de 1993, em Novo Hamburgo (RS), a Rede Swan Hotéis construiu, ao longo de 33 anos, uma trajetória pautada pela proximidade, qualidade e sensibilidade na forma de receber. Desde o início, com o Swan Novo Hamburgo, marco fundador da rede e referência no Vale dos Sinos, desenvolve uma hospitalidade que vai além da hospedagem, conectando pessoas, negócios e destinos. 

Com o passar dos anos, a Swan expandiu sua atuação e atualmente se posiciona como uma rede independente presente no Brasil e em Portugal, atuando não apenas na operação, mas também no desenvolvimento de projetos alinhados às características de cada local. 

Seu portfólio reúne diferentes propostas do perfil corporativo de Novo Hamburgo e do Swan Caxias do Sul, em processo de modernização, ao foco em negócios do Swan Rio Grande; da proposta contemporânea e conectada do Swan Generation, em Porto Alegre, à experiência imersiva junto à natureza no Jangal das Araucárias, em Canela. 

No cenário internacional, a rede marca presença em Sintra, com o Palácio de Sintra e a Casa do Vinho, projetos que integram hospitalidade, patrimônio cultural e experiências sensoriais. 

Serviço

Swan Caxias do Sul

R. Os Dezoito do Forte, 1934 - Centro, Caxias do Sul

www.swanhoteis.com.br

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu