MULTIMÍDIA |
Polícia online - App desenvolvido pela BM de Arroio do Meio |
Polícia Online auxilia na comunicação e atendimento de ocorrências |
O aplicativo (app) Polícia Online, desenvolvido pela Brigada Militar (BM) de Arroio do Meio, com apoio do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro), entrou em fase de implantação no Vale do Taquari. A ideia é que a região sirva como piloto para que seja analisada a viabilidade de adoção da ferramenta em todo o Rio Grande do Sul.
“Criado para ser um canal alternativo de comunicação entre a Brigada de Arroio do Meio e a comunidade daquele município, app traz uma série de benefícios para os cidadãos e para o comando da instituição. Através dele é possível registrar ocorrências, até com fotos e vídeos. Por exemplo: se você tem um vizinho que é suspeito de tráfico de drogas, pode avisar a Brigada Militar, fazer vídeos ou fotos que comprovem a denúncia e enviar pelo aplicativo — tudo isso no completo sigilo”, exemplifica o comandante da Brigada Militar de Arroio do Meio, capitão Ricardo Machado da Silva.
Outra facilidade é a rapidez e precisão para informar o local da ocorrência, uma vez que o comunicante ao responder que está no local da ocorrência, com um simples toque na tela, envia sua localização para a guarnição da Brigada Militar que, de posse do comunicado, abre automaticamente a rota mais rápida para chegar até o comunicante. Ao final, o denunciante ainda pode avaliar o atendimento policial.
O dispositivo ainda possibilita que sejam feitas chamadas telefônicas para a guarnição de serviço. Nesse caso, o sistema identificará a viatura disponível mais próxima, efetuando a ligação. Também poderá ligar para o telefone 190 por meio do aplicativo.
Outro recurso é a possibilidade de fazer denúncias anônimas, única comunicação que pode ser enviada sem ser preenchido o cadastro. No entanto, esse recurso não se presta a acionar a guarnição naquele momento, servindo apenas para planejamento da instituição e tomadas de providências futuras.
Como ferramentas à disposição do comandante está a possibilidade de visualização da localização da viatura em tempo real. O aplicativo ainda permite que as determinações e ordens sejam enviadas virtualmente aos policiais. O comandante também pode informar à população sobre as atividades da Brigada Militar ou ainda alertar sobre ações criminosas na área de atuação.
Outro importante recurso é o botão do pânico, que é disponibilizado apenas para pessoas que estejam em situação e risco excepcional, quando então poderão acionar uma viatura com um único toque na tela. Ainda, em razão dos registros eletrônicos deixados pelos aparelhos, os trotes são facilmente identificados, possibilitando a identificação destes infratores e sua responsabilização.
A instalação pode ser feita através do site https://policiaonlineapp.com.br/, ou ainda através do Play Store para os dispositivos com sistema Android. O sistema IOS ainda não foi contemplado, o que deverá acontecer no início de 2020.
Apresentado pelos oficiais do Vale do Taquari ao comandante-geral da Brigada Militar durante sua visita, o coronel Rodrigo Mohr Picon elogiou a iniciativa, sugerindo que o Vale implantasse o projeto piloto para análise de possível expansão para todo o estado. Diante do desafio, o comandante do CRPO-VT, coronel André Idalmir Savian Giuliani, iniciou o processo de instalação do recurso, o que demanda algum aporte financeiro.
“Em breve, todos os cidadãos poderão se comunicar com a Brigada Militar de seu município com alguns simples toques, melhorando o trabalho da instituição e a preservação da ordem pública”, finaliza o capitão.