VARIEDADES
Santuário de Elefantes do Brasil - único Santuário para elefantes na América Latina
   
Nem só de fofocas vivem as redes sociais. O Instagram me trouxe a bela notícia sobre o Santuário de Elefantes. Confira

Por Divulgação VMRS Adriana Müller Lara
18/01/2021 16h15

Brasil - Assim como muitos de vocês, leitores, eu sigo algumas celebridades - artistas, músicos - em redes sociais, principalmente no Instagram. Pois neste final de semana me apareceu na "timeline" o instagram da grande roqueira brasileira Rita Lee, com a postagem dizendo "Oba! Temos um santuário de elefantes no Patropi !!!!".

Claro que fui conferir e me deparo com essa sociedade sem fins lucrativos maravilhosa - o Santuário dos Elefantes Brasileiro. Confiram a seguir um pouco das informações encontradas na página (link no final da matéria) do Santuário:

Existem pouquíssimos mamíferos terrestres que possuem o intelecto dos elefantes, com quem, felizmente, dividimos nosso planeta.

Estes gigantes herbívoros são seres sencientes, autoconscientes, extremamente inteligentes e possuem sociedades bastante complexas, muito parecidas com as nossas. Considerados uma espécie fundamental, desempenham um importante papel no equilíbrio dos ecossistemas naturais em que vivem. Milhares de elefantes em cativeiro de zoológicos e circos em todo o mundo estão sofrendo. Ano após ano de isolamento, restrição, desnutrição, abuso e falta de exercícios e cuidados médicos adequados tem um impacto físico e psicológico severo. Há, aproximadamente, segundo levantamentos realizados pela equipe do SEB, 36 elefantes em cativeiro na América do Sul, 21 deles, vivem no Brasil.

Coneça o Santuário de Elefantes Brasil (SEB)

A Associação Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que resgata elefantes cativos em situação de risco, oferecendo-lhe espaço, condições e cuidados necessários para que se recuperem, física e emocionalmente, dos anos passados em cativeiro.

O SEB é produto de uma colaboração entre a Associação de Elefantes Brasil (SEB) e outras duas renomadas organizações internacionais de defesa e estudo dos elefantes: Elephant Voices e Global Santuary for Elephants.

Tornou-se realidade em 2016, sendo o único Santuário para elefantes na América Latina, situado em uma ampla propriedade, na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, Brasil.

O Santuário não foi concebido, apenas, com a visão altruística de como um santuário deveria ser, mas, também, guiado por todos os elefantes que marcaram o passado de Scott e Kat Blais, que os ensinaram e permitiram fazer parte de suas vidas, mostrando-lhes o que é necessário para a cura de seus traumas, mais sombrios e tristes.

Scott e Kat Blais, com décadas de experiência no Global Sanctuary for Elephants, deixaram os Estados Unidos para, juntos, seguirem seus sonhos e dirigirem o projeto piloto aqui no Brasil: “Tudo o que queríamos era oferecer aos elefantes, em outra parte do mundo, os mesmos processos de cura física e emocional, testemunhados no Santuário, nos Estados Unidos”.

O Santuário, o primeiro e único Santuário para elefantes certificado na América do Sul, é a opção mais segura para elefantes resgatados do cativeiro. Em outubro de 2016, o Santuário de Elefantes Brasil se tornou realidade com o resgate das duas primeiras elefantes fêmeas - Maia e Guida. Rana foi resgatada em 2018, em 2019 chegaram Ramba e Lady, e em maio e setembro de 2020, no meio da pandemia, Mara e Bambi se tornaram as mais novas integrantes da pequena manada do SEB. O progresso atual mostra que avançamos muito, mas ainda há muito trabalho a ser feito.

Há mais elefantes esperando por uma chance e para iniciarem suas jornadas de cura, como as que Maia, Guida, Rana, Ramba, Lady, Mara e Bambi fizeram. O Santuário de Elefantes Brasil pode oferecer a experiência e o conhecimento, mas é necessário o apoio de muitos para tornar o santuário uma realidade para outros elefantes em cativeiro.

A Campanha

Cercas, recintos e elefantes!

No Santuário de Elefantes Brasil (SEB), cercas significam a liberdade tão aguardada por elefantes em cativeiro da América do Sul! O principal objetivo do SEB é garantir que elefantes tenham uma chance de mudar de vida.

É, realmente, emocionante e gratificante compartilharmos a conquista do resgate de mais um elefante, significando que o objetivo final foi, mais uma vez, atingido. Vibramos muito com os resgates de Maia, Guida, Rana, Ramba, Lady, Mara e Bambi mas, para que esses resgates se tornassem realidade, foi necessário um planejamento de longo prazo com diversas etapas a serem cumpridas, até que atingíssemos nosso objetivo final: o resgate de mais elefantes.

Enquanto realizamos o resgate de um elefante, nossa equipe continua trabalhando em todas essas fases anteriores, de forma que o resgate do próximo da lista ocorra o mais rapidamente possível. Assim, estamos trabalhando no processo burocrático de importação para trazermos Pocha e Guillermina, duas fêmeas asiáticas que aguardam transferência em Mendoza, na Argentina. Elas se juntarão a Maia, Rana, Lady, Mara e Bambi no habitat para fêmeas asiáticas. Estamos também trabalhando na construção da primeira fase do habitat para fêmeas africanas.

Habitats e Elefantes

O Santuário está dividido em 4 habitats, de tamanhos variados:

Essas estruturas são construídas com tubos de aço, reciclados, usados na perfuração de petróleo.

Atualmente trabalhamos na construção da primeira fase do habitat para fêmeas africanas. Planejamos receber Kenya, uma fêmea de 32 anos, que vive completamente sozinha em Mendoza, na Argentina e Puppi e Kukki, duas fêmeas africanas que vivem no Ecoparque de Buenos Aires. O Centro Médico do habitat de fêmeas africanas já está construído. A nova área permitirá que Kenya, Puppi e Kuki deixem suas vidas estéreis atuais e se curem no santuário.

Assim que a construção da primeira fase do recinto para fêmeas africanas estiver pronto para receber suas novas moradoras, assim que possível, a equipe do SEB iniciará a construção do habitat para machos asiáticos. Seu primeiro habitante será Tamy, uma macho asiático de 50 anos de idade, trabalhou em circos por aproximadamente 10 anos, e atualmente vive no Ecoparque de Mendoza, Argentina. Vive separadamente de Pocha, Guilhermina e Kenya, que serão transferidas transferidas para o SEB no primeiro semestre de 2021.

Para que Tamy e outros machos asiáticos possam ser resgatados são necessários investimentos na construção e desenvolvimento do habitat para machos asiáticos, os quais incluem: A primeira fase do habitat para machos asiáticos será a casa de Tamy e outros 2 machos asiáticos. 

Se você gostou de saber que temos um Santuário de Elefantes no Brasil e quer ajudar a equipe a crescer e trazer mais elefantes para uma vida saudável, entre no site https://vemtamy.elefantesbrasil.org.br/ e confira como colaborar.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu