CLIMA
Público pode conferir imagens de satélite no site do NIH da Univates
   
Agora possível acompanhar imagens de satélite atualizadas a cada 15 minutos, representando as condições do tempo na região

Por Lucas George Wendt
28/04/2021 12h04

site do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari - Univates está com novas funcionalidades. Desde o início de abril é possível acompanhar imagens de satélite atualizadas a cada 15 minutos, representando as condições do tempo na região por meio do satélite meteorológico geoestacionário GOES-16 (Geostationary Operational Environmental Satellite) da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (National Oceanic & Atmospheric Administration) dos Estados Unidos. Além disso, agora também é possível ouvir a previsão do tempo diária por meio de áudios gravados pela equipe.

A meteorologista Maria Angélica Gonçalves Cardoso, responsável pelo NIH, explica que os sensores a bordo de satélites geram imagens sobre características da atmosfera e da superfície do planeta. “Uma das vantagens dessa ferramenta é que elas oferecem uma visão espacial de extensas áreas, o que permite identificar e acompanhar os sistemas meteorológicos, a cobertura de nuvens, entre outras informações disponibilizadas pelos canais do GOES-16. Essas informações vão ser muito úteis aos usuários do site do NIH”, diz ela

Imagens de satélite

A ferramenta está na página principal do NIH, em www.univates.br/nih, ou em https://www.univates.br/nih/tempo-real. Conforme o NIH, o GOES-16 permite um rastreamento mais acurado da nebulosidade associada a tempestades severas sobre as diferentes regiões do globo. A Univates utiliza três diferentes canais do satélite para coleta e disponibilização das imagens - o que resulta na possibilidade de acompanhar, a cada 15 minutos, as condições do visível (IR), do vapor de água (wv) e da temperatura do topo de nuvens (vis). 

GOES 16 canal 13 (IR) - O infravermelho é a região do espectro da emissão de calor. As imagens geradas ajudam a ter uma ideia da temperatura do topo das nuvens. Quando as nuvens aparecem bem brancas na imagem, é um indício de nuvens com topos frios, indicando nuvens altas ou nuvens de desenvolvimento vertical. Estes sensores fornecem imagens dia e noite.

GOES 16 canal 2 (vis) - Faixa onde a energia refletida (luz) está situada na região em que o olho humano é capaz de enxergar (comprimento de onda - 0,45 a 0,49 micrômetros). Utilizada para identificar textura e tipo de nuvens. Estes dados estão disponíveis somente durante o dia.

GOES 16 canal 8 (wv) - Esta funcionalidade utiliza a banda 8 do GOES-16 para identificar a distribuição de vapor de água em médios e altos níveis na atmosfera.

A imagem de alta resolução pode ser ampliada, gerando a possibilidade de ver as condições atmosféricas atuantes sobre a região a partir do recorte do satélite que mostra toda a América Latina.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu