SAÚDE
É reduzida a idade para vacinação contra a Covid-19 em Estrela
   
Pessoas com 56 anos ou mais já poderão buscar a imunização nesta quarta (09). No sábado (12) será realizada etapa para quem possui 50 anos ou mais

Por Rodrigo Angeli
08/06/2021 15h52

O Governo de Estrela dá prosseguimento ao seu planejamento na campanha contra a pandemia. Depois de realizar nesta terça-feira (08) mais uma etapa para dar nova oportunidade a quem já estava apto a receber a primeira dose (D1), a Secretaria Municipal de Saúde vai reduzir a idade limite. Na etapa desta quarta-feira (09) já poderão buscar a imunização pessoas com 56 anos ou mais. E na etapa de sábado (12) o limite será ainda menor: 50 anos ou mais. Quem tem comorbidades acima dos 18 anos e demais especificidades; e profissionais da educação também seguem habilitados.

Nesta terça, 294 pessoas compareceram ao Parque Princesa do Vale para receber a D1, em uma amostra de que o público-alvo das pessoas com 59 anos ou mais e demais grupos prioritários já teve grande alcance com as etapas realizadas anteriormente. Assim, o planejamento de baixar a idade média ainda nesta semana foi confirmado. Neste sentido, as equipes de enfermagem da prefeitura pedem calma à população, pois acreditam que a procura será grande. Contudo, novas etapas para estas mesmas faixas etárias serão realizadas imediatamente na próxima semana.

Onde e como?

As etapas seguirão ocorrendo no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, no modelo drive thru. Pessoas que forem a pé ao Parque serão vacinadas a partir das 9h. Será organizada uma fila e mantido o distanciamento social. Entre as exigências ir com máscara, mesmo quem estiver nos veículos. Levar identidade ou CPF e comprovante de residência. Pessoas comorbidades e demais especificidades acima dos 18 anos, como ter Síndrome de Down; estar vivendo com HIV/Aids; ou deficiência permanente, é exigido receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia). As vacinas da Pfizer, por exigirem mais cuidados, estão sendo aplicadas somente no Posto Central, dedicadas inicialmente às gestantes e puérperas.

Considerando a população estimada de Estrela, que hoje é de 34 mil pessoas, o índice de vacinação da população com a primeira dose supera os 29%. O índice cresce muito, e supera os 37%, quando o cálculo leva em consideração apenas o público-alvo apto. Ao todo são 10.390 cidadãos com a D1 e 5.545 com a segunda dose (D2). A expectativa é que entre 1,5 mil e duas mil pessoas possam ser imunizadas entre esta e a próxima semana, e assim o percentual deve chegar aos 40%.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu