GERAL
INSTITUTO BRF LEVA ESFORÇOS CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS PARA COMUNIDADES
   
Uma série de projetos e iniciativas impactarão com conscientização e educação em torno de 100 mil pessoas até o fim de 2021

Por Thiago Copetti
22/06/2021 13h54

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está ampliando nas comunidades que atua os esforços para reduzir o desperdício e aumentar a segurança alimentar. Por meio do Instituto BRF, até o final do ano serão realizados projetos e produzidas pesquisas e conteúdos para contribuir com o ecossistema que busca reduzir o impacto socioambiental negativo do desperdício de alimentos.

"Entre os anos de 2018 e 2020, a BRF conseguiu reduzir em aproximadamente 70% as perdas de diversas naturezas, como o desperdício de alimentos, por meio do seu programa Sistema de Excelência Operacional (SEO), que estreita o vínculo entre as unidades do agronegócio e da indústria. As iniciativas estão em sintonia com os esforços liderados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que apontam que 14% de toda a comida produzida no mundo estraga antes mesmo de chegar aos supermercados. Nosso objetivo é evoluir e desenvolver ações, estendo-as a toda nossa cadeia e comunidades, considerando as práticas e dinâmicas locais", explica Bárbara Azevedo, gerente de Investimento Social e responsável pelo Instituto BRF.

Um dos projetos implantados em 2021, como piloto, será realizado em parceria com a aceleradora de negócios de impacto Quintessa e a startup de investimento social Prosas. A iniciativa, batizada de Ecco na Comunidade, irá acelerar e implementar soluções inovadoras de startups de impacto para a redução do desperdício de alimentos e desenvolver organizações sociais locais para a aplicação das metodologias em cidades com presença da BRF.

Dentro da Missão de "Promover vida melhor e comunidades mais sustentáveis fomentando a inclusão socioeconômica, a inovação social e a cidadania corporativa a partir da alimentação", o Instituto BRF tem a ambição de impactar 100 mil pessoas com o tema até o final de 2021. Entre outras iniciativas estão o fomento à pesquisa científica e a produção de campanhas sobre o tema para ações de educação com público interno e externo, bem como realização de uma campanha de voluntariado corporativo em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, no segundo semestre.

 

Um aliado para o Consumo Consciente

 

Dentro da plataforma digital Ecco, o consumidor é apresentado ao Ecco – Especialista de Consumo Consciente da BRF – que ensina de forma rápida e simples como minimizar o desperdício em pequenos hábitos do dia a dia, que vão desde a compra dos ingredientes, o preparo das refeições, até seu armazenamento e descarte das sobras.

 

Disponível em diferentes formatos como texto, fotos, quiz e mosaico, o visitante poderá escolher a jornada de aprendizado que quer percorrer e se aprofundar no tema. O conteúdo combina a longa experiência da BRF na garantia da segurança e qualidade dos alimentos com recomendações da FAO, Anvisa e outros órgãos competentes para ensinar a todos como ajudar o meio ambiente e a população ao evitar a perda de alimentos em suas casas e estabelecimentos comerciais.

 

Para conhecer basta acessar o link consumoconsciente.brf.com e realizar um cadastro simples para acompanhamento do progresso de seu aprendizado. 

Sobre o Instituto BRF

Fundado em 2012 pela BRF, o Instituto BRF é uma associação privada para direcionar de forma estratégica os investimentos sociais da Companhia. O objetivo é dar suporte às iniciativas cidadãs que contribuem para o desenvolvimento das comunidades localmente. Desde a sua criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto, o Instituto BRF já impactou meio milhão de pessoas, mobilizou 30.000 voluntários e realizou mais de 2 mil ações sociais em 60 cidades ao redor do País.

Sobre a BRF

 

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu