SAÚDE
Ponto de Atendimento do IPE Estrela abre após feriado
   
População de Estrela e região poderá buscar os serviços a partir desta quarta-feira (13), em sala junto à Secretaria Municipal de Saúde

Por Rodrigo Angeli Prefeitura de Estrela
11/10/2021 16h58

Menos de 15 dias após o Governo Municipal assinar o convênio com o Instituto de Previdência do Estado (IPE) para que Estrela e região voltassem a contar com parte dos serviços do órgão, o novo ponto de atendimento entrará em operação. Nesta quarta-feira (13) será inaugurado o local, em sala junto à Secretaria Municipal de Saúde, e iniciadas as operações. Somente em Estrela são quase três mil titulares e mais de 8,8 mil assistidos diretamente que serão beneficiados.

Em 2005, o posto do Instituto de Previdência do Estado (IPE) de Estrela, assim como em outras dezenas de municípios em todo o Estado, foi fechado. Pois no último dia 30, em uma cerimônia realizada na Prefeitura e que contou com a presença do diretor-presidente do IPE, Júlio César Viero Ruivo, o prefeito de Estrela assinou o convênio que insere Estrela no projeto ‘Facilitadores’. Como justifica o nome, ele facilita a criação de pontos do IPE, também facilitando o acesso de usuários a informações e serviços. O município se torna assim o primeiro do Vale do Taquari a aderir ao projeto que também beneficiará moradores das outras 35 cidades da região que ainda não contam com o serviço.

Horário

O ponto, localizado em ambiente da Secretaria Municipal de Saúde (Rua General Osório, 427), no Bairro Oriental, no mesmo prédio onde funciona a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, funcionará das 8h às 11h e das 14h às 17h. O telefone para contato é o 3981-1212 e o e-mail ipesaude@estrela.rs.gov.br

Para o secretário da Saúde, Celso Kaplan, o ‘Lelo’, trata-se de um grande avanço para o município. “A retomada do atendimento pessoal já é um ganho para quem depende deste serviço, pois dará mais segurança a quem está sendo atendido, sendo que muitas pessoas são de mais idade e ainda tem algumas restrições e dificuldades para com as vias digitais”, explica. “E a escolha por uma sala junto a Secretaria de Saúde é estratégica, já que é um local conhecido da grande população, central, e que diretamente estão ligados”, ressalta.

Descentralização

Na ocasião da assinatura do convênio, o diretor-presidente do IPE, Júlio César Viero Ruivo, destacou que os pontos de atendimento eram uma estratégia do órgão. “Com o avanço dos anos, das tecnologias, e depois tendo como um divisor de águas a pandemia, o IPE se digitalizou. Se percebeu que não havia mais a necessidade de contarmos com postos, agências físicas do IPE, que perderam de certa forma a finalidade. Mas ao mesmo tempo, principalmente quando da divisão do IPE em dois – o Previdência e o Saúde –, percebemos o quanto ele ainda não estava preparado para esta era, ou o quanto ainda era necessário facilitar o acesso dos usuários a estas informações digitais”, explicou. “Agora, com a criação destes pontos, buscamos descentralizar o IPE da capital, trazê-lo mais ao Interior, e durante essa transição, que ainda pode levar alguns anos, queremos facilitar essa interlocução, comunicação entre usuário e o IPE. O foco do projeto ‘Facilitadores’ é justamente este, mas ele só é possível graças a parcerias como a que encontramos com o Governo de Estrela.” Na ocasião, o prefeito Elmar Schneider destacou mais uma vez o protagonismo de Estrela, o primeiro município a aderir ao convênio, e o motivo que levou a isso: a grande demanda local e regional. “Fazem seis anos que a população está distante deste atendimento. Só no município de Estrela são mais de 8,8 mil pessoas que vão ser atendidas. Seremos também, sem vaidade, mas com orgulho, o primeiro município do Vale do Taquari, e quem sabe um motivador aos demais, a aderir a este projeto. Por enquanto seus moradores também terão acesso a este projeto aqui em Estrela”, ressaltou. “Essa aproximação, essa integração da população com o IPE também é fundamental”, finalizou.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu