ENSINO |
Projeto de incentivo à leitura levará para escolas contação de histórias, capacitação de professores e campanha de arrecadação de livros |
Objetivo é passar por instituições de Porto Alegre, Canoas, Montenegro e Triunfo, impactando 1.800 alunos e 90 professores |
Desde o dia 26 de junho, o Bibi Móvel repleto de livros percorre algumas cidades do Estado, para visitar escolas e convidar crianças e adolescentes a conhecerem novas histórias e universos. Com um acervo formado por obras que fazem parte do Clube de Leitura ODS, alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a biblioteca móvel é palco de leituras encenadas cheias de magia e encantamento. A responsável pela execução do projeto Bibi, Luciana Tondo, comenta sobre a importância de incentivar e fortalecer o hábito da leitura em locais de acesso limitado à cultura.
"Levamos ações artísticas para circular em regiões em situação de vulnerabilidade, estimulando o hábito da leitura nas crianças através de uma proposta diferenciada, onde o livro ganha vida por meio da contação de histórias e a biblioteca se apresenta como algo móvel, dinâmico, que pode ir para qualquer lugar e abrir um universo de possibilidades, assim como o livro é na vida das pessoas", explica Luciana.
A inspiração para a criação da leitura encenada, prevista nas ações do projeto, tem origem a partir de dois livros que falam sobre a importância da palavra e do quanto é fundamental ter cuidado ao usá-la: Planeta Caiqueria, do escritor e ilustrador gaúcho, Hermes Bernardi Jr. (em memória) e A Grande Fábrica de Palavras, da escritora francesa, Agnès de Lestrade. Segundo Luciana, a ideia do projeto da biblioteca móvel surgiu durante a pandemia, com o objetivo de oferecer arte a quem não tinha acesso às lives virtuais. A proposta inicial era distribuir livros nos portões das residências e, com a retomada do presencial, evoluiu para o projeto que esta sendo executado em versão itinerante, presencial e totalmente gratuita em escolas.
"Queremos levar esta prática para dentro das instituições escolares e envolver professores e alunos ao apresentar uma nova forma de vivenciar o lúdico", acrescenta Bruno Prandini, diretor artístico do projeto.
A iniciativa que pretende impactar 1.800 alunos e 90 professores é voltada, principalmente, às crianças e adolescentes de 6 a 12 anos de idade, das cidades de Porto Alegre, Canoas, Montenegro e Triunfo. Além disso, a circulação do Bibi Móvel também traz ações de formação e fruição. Para os professores, é oferecida uma capacitação para trabalhar com A Hora do Conto em sala de aula. Nesta ação pedagógica, o orientador incentiva a interação da criança ou adolescente com a leitura, por meio de contação de histórias, e desperta para a imaginação, desenvolvimento intelectual e o gosto pelos livros.
Além da programação educativa e cultural, uma campanha de arrecadação de livros foi criada para beneficiar as instituições que o Bibi visitou e cada cidade contemplada receberá um acervo de 400 livros para estruturar as bibliotecas escolares de sua região. Durante o processo de curadoria, foram selecionadas obras que possam contemplar tanto crianças quanto pré-adolescentes, em títulos que falam sobre o respeito, a empatia, a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade.
Programação e escolas contempladas
- 30/06 - Apresentação POA (Escola Villa Lobos)
- 01/07 - Oficina para professores Canoas (Laboratório Escola de Teatro)
- 03/07 - Apresentação POA (Escola Décio Costa)
- 07/07 - Apresentação Canoas (Primeiro Saque)
- 10/07 - Apresentação Canoas (Casa Acolhida)
- 14/07 - Apresentação (Escola Steigleder)
- 15/07 - Oficina para professores Montenegro
- 17/07 - Apresentação Triunfo (Escola Municipal de Ensino Médio Gonçalves Dias)
- 07/08 - Apresentação POA (Inst. Kinder)
- 11/08 - Apresentação POA (Projeto Wimbelendon)
- 26/08 - Oficina para professores Porto Alegre (Studio Stravaganza)
- 14/09 - Apresentação Santa Maria
- 15/09 - Apresentação Santa Maria
- 16/09 - Oficina para professores Santa Maria
Sobre a Amora Produções Culturais
Fundada em 2012 na cidade de Porto Alegre, e desde então, atua na gestão de projetos culturais via editais e leis de incentivo. Dentre os principais trabalhos já realizados destacam-se: Produção Executiva do projeto Em busca da infância prometida (várias cidades – 2020), elaboração do projeto Amores Reais - Um Tributo Musical (Porto Alegre – 2020), Produção Executiva do projeto Impulso: viajando pelo mundo (Brasil e Europa – 2023), Produção Executiva do projeto Bibi: Tem um livro no portão (Várias cidades 2023), Produção Executiva do projeto Blitz da Alegria (Anápolis – 2022), Produção Executiva do projeto Médicos do sorriso (Porto Alegre e São Leopoldo – 2022), Produção Executiva do projeto Oficina de Artes e Bordado (Montenegro – 2022), Produção Executiva do projeto Conservatório de Música e Artes: Arte e Cultura em Mata de São João (Mata de São João – 2022), Produção Administrativa do projeto Copa Colegial do Empreendedorismo (Várias cidades – 2022), Produção Executiva do projeto ZAZE-ZAZE: 30 ANOS USINA DO TRABALHO DO ATOR (Porto Alegre, 2022), Produção Executiva do projeto A mulher que queria ser Micheliny Verunschk (Porto Alegre – 2022), Gestão de programação do Espaço Cultural Stravaganza (Porto Alegre, 2022), Gestão de projetos da Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro, 2023).
O projeto conta com a produção da Amora Produções Culturais e patrocínio da empresa John Deere via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.