MÚSICA
Orquestra Municipal de Imigrante encanta na Alemanha
   
Com a mala cheia de experiências vividas nestes 14 dias de Turnê pela Alemanha, a Orquestra Municipal de Imigrante voltou ao Brasil na segunda-feira, dia 06 de agosto. A viagem à europa iniciou no dia 23 de julho

Por Carlos Eduardo Schneider Assessoria Prefeitura Imigrante
10/08/2023 17h08

Foram dias especiais, em diversas cidades visitadas e sete consertos realizados em Kohlberg, Hersbruck, Kirchensittenbach, Weiherhammer, Marktredwitz, Dessau-Roßlau e Leipzig. Além destas cidades, durante os dias de folga, os integrantes visitaram diversos pontos turísticos e históricos como Nuremberg, Berlim, Bamberg, Fussen e Munique. Além dos passeios foram realizadas visitas a propriedades rurais de leite e de produção de biogás.

O povo alemão, apesar de ser conhecido por ser muito reservado, dançou e cantou com o repertório variado com músicas de grandes clássicos brasileiros incluindo "Aquarela do Brasil" e "Águas de Março", rio-grandenses como "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor" de Leonardo e latinos como "Mercedita". Ao final dos shows, os coros de "zugabe" – mais um em alemão, chegaram a ser entoados por 5 vezes seguidas.

O prefeito Germano Stevens acompanhou a Orquestra e realizou diversas visitas oficiais aos prefeitos das cidades, para firmar parceria para o projeto de cidade coirmã, na qual poderá haver diversos investimentos, além de intercâmbios de estudantes e produtores rurais.

A viabilidade da viagem ocorreu pela aprovação de projeto, aprovado pela Lei Rouanet, com patrocínio da Metalúrgica Hassmann, STR Lajeado, Grupo Medical San e Biscoitos Klain. As apresentações tiveram transmissão via live do facebook, e podem ser conferidas acessando a rede social @orquestramunicipaldeimigrante.

A segunda turnê foi realizada com um intervalo de 10 anos. O presidente da Associação Orquestra destacou como muito positiva a troca de experiência com o povo alemão, a integração do grupo, que se torna ainda mais unida e engajada, além de uma oportunidade única para muitos dos músicos, que nem sonhavam em conhecer um outro continente.

O maestro Astor Jair Dalfrerth agradeceu o grupo pela integração e união, destacando que todos foram muito profissionais. "Queremos também realizar um agradecimento especial aos integrantes da orquestra que organizaram a parte burocrática da viagem como o transporte, a reserva dos hotéis e da casa onde ficamos hospedados, e o local dos shows" destacou.

As apresentações foram registradas em vídeos e fotos e colocadas à disposição nas redes sociais e Youtube da Orquestra Municipal.

 


Apresentações

Kirchensittenbach é um município da Alemanha, localizado no distrito de Nürnberger Land, estado da Baviera. Possui uma área de 44 quilômetros quadrados e tem cerca de 2.200 habitantes Localizado nos Alpes da Francônia possui diversas atrações turísticas, sendo a mais famosa o Castelo de Hohenstein, construído a 634 metros acima do nível do mar, cuja história remonta ao século XI. Em 2013, A Orquestra Municipal de Imigrante já teve a oportunidade de apresentar-se Kirchensittenbach. Nesta turnê, estará realizando um concerto na cidade dia 28 de julho, às 19:00, no Jardim Paroquial da Comunidade Evangélica.

Kohlberg é um município da Alemanha, localizado no distrito de Neustadt an der Waldnaab, na região administrativa de Oberpfalz, estado de Baviera. Possui cerca de 1200 habitantes. A origem de Kohlberg, remonta à primeira metade do século XII. Os carvoeiros da montanha deram o nome ao local, uma vez que naquela época, o carvão era necessário para fundir o minério de ferro.

Weiherhammer é um município no distrito de Neustadt an der Waldnaab, na Baviera , Alemanha. Com cerca de 40km, possui uma população de cerca de 3800 habitantes. Originalmente chamado de vilarejo de Beckendrof, foi rebatizado em 1934 e passou a se chamar Weiherhammer em homenagem às fundições que ali estavam localizadas desde 1717 e obteve a independência municipal em 1º de fevereiro de 1952.

 


Hersbruck


Hersbruck é uma cidade na localizada na Francônia Média, Baviera, Alemanha, pertencente ao distrito Nürnberger Land. Com uma população de cerca de 12.500 habitantes, foi fundada em 976, quando um castelo foi construído próximo a uma ponte. O nome da cidade provavelmente teria surgido a partir da derivação de Haderihesprucga, a ponte de Haderich. O centro histórico da cidade abriga o Museu dos Pastores Alemães, o único museu especial sobre pastoreio na Alemanha. Depois de 10 anos, a Orquestra Municipal de Imigrante retornou a Hersbruck para realizar mais uma apresentação.
 


Marktredwitz


Marktredwitz é uma cidade no distrito de Wunsiedel, na Baviera, Alemanha, perto da fronteira tcheca. Com uma área de cerca de 50km², a cidade possui uma população de aproximadamente 17.000 habitantes. Marktredwitz foi mencionado pela primeira vez em documentos em 1140. O nome original do lugar, Radewize (Redwitz), tem raízes eslavas e significa "pelo povo da roda". Como resultado da industrialização e do aumento do número de habitantes, Redwitz recebeu o status de cidade em 1907.
 


Dessau-Roßlau


Dessau-Roßlau, é uma cidade independente da Alemanha, localizada no estado de Saxônia-Anhalt. Depois de uma reforma dos distritos em Saxônia-Anhalt (que entrou em vigor em 1 de julho de 2007, as cidades Dessau e Roßlau foram dissolvidas e juntados à nova cidade Dessau-Roßlau. Com uma área de 245 km² e uma população de aproximadamente 80.000 habitantes, a cidade possui como pontos turísticos mais famoso o Bauhaus Dessau, um complexo de edifícios no estilo de Bauhaus, e partes da paisagem cultural Reino dos Jardins de Dessau-Wörlitz, um conjunto de parques e palácios. Ambos são listados no Património mundial da UNESCO.
 


Leipzig


Com mais de 600 mil habitantes espalhados ao longo de 300 km², Leipzig é maior cidade do estado da Saxônia, no leste da Alemanha. A cidade conseguiu manter a tradição arquitetônica antiga e obras modernistas em harmonia, respira história e cultura, além de possuir uma localização estratégica para turistas. Destaques para a igreja de St. Thomas onde Johann Sebastian Bach foi o cantor da igreja até falecer e para o Völkerschlachtdenkmal, (Monumento da Batalha das Nações), finalizado em 1913, sendo encomendado para comemorar o 100º aniversário da derrota de Napoleão na Batalha das Nações, que aconteceu em 1813. Este foi o maior público a qual a Orquestra já se apresentou.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu