CURIOSIDADES
Curiosidades - expressões e gírias gaúchas mais usadas e seus significados
   
Começamos hoje a publicação de algumas das muito e bem conhecidas expressões e gírias que fazem parte do dia a dia do povo do Rio Grande do Sul

Por Thaís Stein
12/09/2023 16h36

Gaúchos têm um jeito especial de falar, com seu sotaque forte e gírias únicas. Mas as expressões típicas das pessoas do Rio Grande do Sul vão muito além do “bah” e do “tchê” que já são muito conhecidos. Para que você não se perca ao falar com um gaúcho, montamos uma lista com 83 gírias e expressões famosas entre eles! Começamos com o...

...Frio de renguear cusco: expressão para demonstrar que está muito frio. Para os gaúchos, rengo é o mesmo que algo torto ou empenado, enquanto cusco é um modo como os gaúchos chamam os cachorros. Então um frio de renguear cusco seria o mesmo que muito frio, tão frio que entortaria os cachorros.

Arrecém: é uma abreviação da palavra “recentemente”, usada para explicar que algo acabou de acontecer.

Bergamota: o modo como os gaúchos chamam a tangerina ou mexerica.

Bah: uma expressão usada em praticamente todas as frases, e que não tem um significado específico. Serve para enfatizar alguma reação ou sentimento, como tristeza, dúvida ou alegria. É usado assim como o “uai” dos mineiros ou o “oxe” dos baianos. Muito usado com o "Tchê", "Bah Tchê".

Tchê: significa "amigo", "cara". Muito usado, inclusive, junto ao "Bah", formando a expressão "Bah Tchê", que tem a mesma função de surpresa.

Cair os butiá do bolso: expressão usada para dizer que você está assustado, surpreso com algo. Essa surpresa pode ser tanto boa quanto ruim. A gíria surgiu porque "butiá" é uma fruta muito pequena, e se você carregar ela no bolso e fizer uma parada brusca, ela pode cair.

Barbaridade: também muito comum, é uma expressão de surpresa, admiração.

Tri: uma expressão usada para dar intensidade as coisas, para que elas pareçam maiores ou melhores. Para isso, basta adicionar o termo “tri” na frente da palavra que você deseja intensificar. Ex.: A festa ontem foi tri legal.

Vivente: uma expressão utilizada para se referir a uma pessoa. Geralmente é usada com outra gíria, como “bah” e “tchê”. Ex.. Bah, vivente… tenho que contar algo para ti.

Afudê: Quer dizer que algo é muito bom, legal.

Cacetinho: modo como os gaúchos chamam o pão francês, ou pão de sal.

Ala-putcha-tchê: a palavra pode parecer estranha para quem não a conhece, mas ela é uma expressão de surpresa comum entre os gaúchos.

Pechada: o mesmo que batida, um acidente que envolve dois carros, ou pessoas colidindo.

Deitar o cabelo: o mesmo que sumir, desaparecer, fugir.

Abagualado: expressão para descrever alguém grosseiro, rude ou sem muita instrução.

Piá: palavra para se referir a um menino criança.

Guapo: outra palavra para dizer que alguém é bonito, forte

Continua.....

fonte: Dicionário Popular

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu