CURIOSIDADES
Você sabia que a Carteira de Trabalho número 000001 pertenceu ao presidente Getúlio Vargas?
   
Há mais de 90 anos, em 1932, Decreto de Getúlio Vargas criou a Carteira de Trabalho. A primeira Carteira de Trabalho foi a do então Presidente da República, que tirou a própria vida no exercício de suas funções, em 1954

Por Adriana Müller Lara
30/10/2023 14h41

Criada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1932, a Carteira Profissional de número 000001 foi registrada tendo como empregado o próprio Presidente da República, o qual cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954, no execício da função. Getúlio Vargas, o 17º Presidente do Brasil, fora chamado por seus simpatizantes de "pai dos pobres", um função da legislação trabalhista e políticas sociais adotadas sob seus governos (de 1930 até 1945 e de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954).

Em 21 de março de 1932, um decreto instituía a criação da Carteira Profissional (que hoje se chama Carteira de Trabalho e Previdência Social). A iniciativa fazia parte da política de proteção ao trabalhador promovida pelo presidente Getúlio Vargas. Na época, a economia deixava de ser agrária e passava a ser industrial, por isso surgiu a necessidade de uma regulamentação do trabalhador urbano.

Com a criação da Carteira Profissional, o documento tornou-se obrigatório para todas as pessoas maiores de 16 anos, sem distinção de sexo, que quisessem trabalhar no comércio ou na indústria brasileira. Antes da industrialização do país, havia apenas a Carteira de Trabalhador Agrícola, instituída no início do século XX.

A partir de 1969, o documento passou a se chamar Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A carteira registra e comprova dados sobre a vida funcional do trabalhador. Seu objetivo é garantir o acesso aos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

As entidades responsáveis pela emissão da Carteira de Trabalho são o Ministério do Trabalho e as respectivas gerências, chamadas antigamente de Delegacias do Trabalho, bem como os Pontos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), algumas prefeituras do interior e sindicatos. A partir de 2018, com o objetivo de modernizar o acesso às informações da vida profissional do trabalhador, o Ministério do Trabalho lançou a Carteira de Trabalho Digital.

 

Pesquisas: Wikipédia e History UOL

   

  

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