ESTRELA
Coleta seletiva, em Estrela, tem ajustes de horários após enchente
   
Apesar da alteração dos horários em função da inclusão de mais um caminhão nas operações, a ordem do cronograma referente às localidades e dias da semana continua a mesma

Por Júlio César Lenhard
28/11/2023 14h41

Devido à maior enchente dos últimos 82 anos registrada no Vale do Taquari em setembro, o Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, realizou mudanças na coleta seletiva para intensificar os trabalhos. Dos cinco caminhões disponíveis, que são fornecidos pela empresa Transportes e Serviços do Vale (TSV), quatro passaram a ser utilizados efetivamente, enquanto um ficou como veículo reserva. Anteriormente, três eram utilizados de forma efetiva e dois eram utilizados em situações de manutenção.

Apesar dessas alterações, os horários de coleta não sofreram mudanças significativas. Apenas os horários de início dos trabalhos foram ajustados. "Como há uma quantidade maior de resíduos, a decisão de utilizar mais um caminhão fez com que eles dividissem o serviço. Os únicos ajustes foram nos horários de início", explica Gaspar Franco, diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e fiscal do contrato de recolhimento de resíduos domésticos.

Uma das mudanças ocorreu nos bairros Imigrantes, Estados, Moinhos, Indústrias, Oriental e Marmitt, onde a coleta de resíduos domésticos/orgânicos agora começa às 9h. No Centro, onde o serviço é realizado diariamente, haverá duas coletas, com início às 9h e às 16h.

Além disso, o cronograma de todo o município foi atualizado e passou a incluir, em alguns bairros e localidades, a quarta-feira também como dia de recolhimento do lixo seco/reciclável, com início às 12h.

 

Monitoramento

 

Um ponto importante a ser destacado é o monitoramento dos caminhões por meio de uma plataforma de GPS. Essa ferramenta permite que a central tenha acesso instantâneo à localização de cada veículo e aos horários em que eles passam pelos pontos de coleta. "Com esse sistema, podemos verificar e esclarecer qualquer dúvida ou reclamação dos cidadãos em relação aos horários e trajetos da coleta. Além disso, também é possível ter controle da quilometragem percorrida e outros dados importantes", explica Franco. Se somada a quilometragem percorrida por todos os caminhões, são cerca de 10 mil quilômetros mensais para realizar a coleta seletiva.

   

  

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