GERAL
Primeiras aeronaves decolaram do Aeroporto Salgado Filho desde as enchentes no sábado
   
As aeronaves que ficaram presas no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), por conta das enchentes que atingiram o Estado começaram a voltar a voar

Por Guilherme Gama
11/06/2024 15h44

No sábado (8), oito aeronaves decolaram, de acordo com a Fraport, concessionária responsável pelo aeroporto. Entre elas, está o avião PT-RQK, que estava há mais de um mês no complexo aeroportuário, de acordo com o proprietário e piloto Fábio Borille, que afirma ter feito o primeiro voo de decolagem do local, desde a inundação.

A decolagem aconteceu ao meio-dia do sábado (8) e foi registrada pela página Câmeras Aeroporto Porto Alegre BrAmigos. Durante o voo, o piloto agradece os esforços das autoridades e afirma por meio do rádio de comunicação: “Para mim como gaúcho, essa decolagem para mim simboliza o início da construção dos nossos aeroportos.”

A aeronave havia feito o último voo no dia 1º de maio, quando pousou no Aeroporto Salgado Filho em meio às fortes chuvas. Fábio Borille relatou o medo de perder o veículo pelas águas que, de acordo com ele, chegaram a 1,5 metro no local. “Quando o nível baixou, iniciamos os trabalhos de preservação dos motores e tiramos água dos cilindros”, conta.

Uma aeronave ainda deve decolar nesta primeira fase da operação de retirada de 9 aviões, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ao todo, 47 aeronaves ficaram retidas pelo alagamento do aeroporto, que teve suas operações suspensas desde o dia 3 de maio.

 

No Fórum Esfera, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, abordou a situação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Em suas declarações, ele destacou que no momento certo o governo federal irá se pronunciar sobre quando o aeroporto vai voltar a funcionar.

Questionada, a concessionária Fraport, empresa responsável por administrar o local, disse que a entrega em dezembro é uma possibilidade, desde que as intervenções na pista não tragam a necessidade de uma reconstrução total e seja possível ter todos os equipamentos do aeroporto disponíveis para início da operação.
 

Com informações de CNN Brasil

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu