GERAL
Em RA da Acil e CIC-VT, palestrantes falam sobre planos de prevenção de cheias
   
A programação, realizada no espaço de eventos da Unimed VTRP, contou com a participação de mais de 100 lideranças empresariais, políticas e comunitárias

Por Lucas Santos
18/06/2024 17h47

Ações para prevenir eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul e, em especial, no Vale do Taquari, pautaram a reunião-almoço (RA) que a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu nesta terça-feira (18) em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT). A programação, realizada no espaço de eventos da Unimed VTRP, contou com a participação de mais de 100 lideranças empresariais, políticas e comunitárias.

Na abertura do evento, o presidente da Acil, Joni Zagonel, agradeceu a presença do público e enfatizou a importância de discutir temas que minimizem o efeito de eventos climáticos extremos para a população da região. "Quero cumprimentar o público que está participando da nossa RA e, em especial, aqueles que foram atingidos e não desistiram de permanecer na região. Nosso Vale é rico em oportunidades e, com união e trabalho, vamos fortalecer a nossa terra e torná-la ainda mais competitiva", destacou.

SERH

Para iniciar a exposição, o diretor da Cooperativa Certel e presidente do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas, Júlio Salecker, apresentou o Sistema Estadual de Recursos Hídricos (SERH), que tem como objetivo disponibilizar água em qualidade e quantidade para todos. Segundo o palestrante, ao se falar em água, é importante falar em regiões de bacias hidrográficas e não em territórios municipais. "O Taquari-Antas tem 119 municípios dentro de sua bacia hidrográfica, por isso é importante discutir todo o trajeto que essa água percorre", pontuou.

Ainda de acordo com o palestrante, algumas ações que podem diminuir os efeitos de eventos extremos, são a construção de barragens de reservação e regularização, a dragagem dos rios Taquari e Jacuí,  a preservação de matas ciliares e política de uso e ocupação de solo, que implica na definição de cotas de risco e formulação de planos de aviso e evacuação.

PESH

Já o diretor da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em geral no Rio Grande do Sul (Sicepot-RS), Cylon Rosa Neto, falou sobre o Plano Estadual de Segurança Hídrica (PESH). Segundo o palestrante, o plano trabalha nos dois extremos. "Precisamos pensar em cenários de estiagem e também em cenários de cheias", falou.

Neto destacou que a região deve estar organizada para a construção de um plano diretor de controle de enchentes na bacia hidrográfica. "A região pode se espelhar na Bacia do Rio Santa Maria, onde acontece grande mobilização da comunidade e a região não sofre regularmente com os efeitos climáticos".

Mobilização

Os palestrantes enfatizaram a importância de uma mobilização regional para completar o plano da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas, atualmente classificado em fase C. "O Rio Grande do Sul tem 25 comitês de bacias. Destes, seis estão sem planos e outros oito estão com planos incompletos, inclusive a bacia Taquari-Antas", informaram. Salecker e Neto encerraram falando que o plano de bacia é a ferramenta que vai definir o que deve ser feito  e os responsáveis por cada etapa de trabalho. "Depois do plano completo, as ações que estão lá se tornam cobertas por lei e passam a ser passíveis de execução", destacaram.

No próximo dia 28 de junho acontece, em Caxias do Sul, encontro do Comitê da bacia Taquari-Antas. A comunidade é convidada a participar da programação que visa  garantir a participação regional nas reuniões do Conselho.

Após suas exposições, os palestrantes interagiram com os presidentes Zagonel e Angelo Fontana, da CIC Vale do Taquari, quando responderam também às perguntas dos participantes da RA. 

Patrocínio

As RA's de 2024 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Construtora Diamond, Docile Alimentos, Excellence Garçons, Fami Capital, Fruki Bebidas, Kappel Imóveis, Olicenter Informática, Rhodoss Implementos Rodoviários, RS Data, Sicredi Integração RS/MG, Supermercado STR Lajeado, Tecnosom e Uniclean.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu